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dc.contributor.advisorPaula, Alexandre Vagtinski dept_BR
dc.contributor.authorBalaguer, Victor de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-11T03:34:08Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258940pt_BR
dc.description.abstractO mercado de reposição de autopeças é importante na cadeia automotiva, pois é nele que ocorrem inovações e avanços tecnológicos em diversas peças. Os veículos produzidos em larga escala possuem mnitas limitações em sua eficiência, principalmente causadas por questões econômicas para tomar o produto mais barato e ampliar os lucros do fabricante. Entre essas limitações, pode-se citar o filtro de ar, que é um dos elementos do sistema de admissão. O filtro de ar original geralmente é confeccionado de papel e pode gerar elevada perda de carga, além de ter exposição desnecessária ao calor devido ao posicionamento no cofre do motor. Com isso, abre-se uma grande área para as empresas de pós-venda criarem dispositivos e elementos de filtragem de ar de "alto desempenho". O presente estudo busca avaliar a melhoria causada pelo emprego dos filtros esportivos automotivos na performance de um motor automotivo. Testes dinâmométricos foram realizados e mostram que é possível obter-se uma melhoria de potência na roda do veículo testado em até 7,92% com o uso de um sistema SRI (Short Ram Intake) em comparação com o filtro original.pt_BR
dc.description.abstractThe aftermarket auto parts are important in the automotive chain, as it is where innovations and technological advances occur in various parts. Vehicles produced on a large scale have many limitations in their efficiency, mainly caused by economic issues to make the product cheaper and increase the manufacturer's profits. Among these limitations, we can mention the air filter, which is one of the elements of the intake system. The original air filter is usually made of paper and can generate a high pressure drop, in addition to having unnecessary exposure to heat due to its positioning in the engine bay. This opens up a large area for aftermarket companies to create "high performance" air filtration devices and elements. The present study seeks to evaluate the improvement caused by the use of automotive sports filters in the performance of an automotive engine. Dynamometric tests were carried out and show that it is possible to obtain a power improvement in the tested vehicle's wheel of up to 7.92% with the use of an SRI (Short Ram Intake) system in comparison with the original filter.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSports air filteren
dc.subjectFiltrospt_BR
dc.subjectMotor de combustão internapt_BR
dc.subjectAir flowen
dc.subjectSRI - Short Ram Intakeen
dc.subjectMedição de desempenhopt_BR
dc.subjectHead lossen
dc.subjectPoweren
dc.titleEstudo experimental do sistema de captação de ar de um motor de combustão internapt_BR
dc.title.alternativeExperimental study of the air capture system of an internal combustion engine en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001170732pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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