Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBorges, Jussarapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Renata Fariaspt_BR
dc.date.accessioned2023-06-10T03:33:30Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258902pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um panorama histórico sobre o ensino de Biblioteconomia no Brasil e discute a importância da competência em informação para a formação do profissional. A pesquisa evidencia disciplinas que abordem a temática de Competência em Informação nos cursos de Biblioteconomia no Brasil, analisando a ementa dessas disciplinas e, em alguns casos, os projetos políticos pedagógicos das disciplinas dos cursos de Biblioteconomia. O tratamento e a análise dos dados foram realizados a partir do método de análise de conteúdo. A metodologia é de natureza aplicada e possui uma abordagem quanti-qualitativa, caracterizando-se como descritiva. Foi realizado um levantamento bibliográfico para embasamento do referencial teórico, e um levantamento documental para coletar as informações necessárias sobre o assunto pesquisado, a fim de desenvolver hipóteses e argumentos sobre a aplicação e relevância da competência em informação na formação do bibliotecário. Foi possível observar que 50,9% dos cursos de Biblioteconomia ofertam disciplinas que de alguma forma contemplam a competência em informação, mas apenas 22% das disciplinas são específicas sobre essa temática. Conclui-se que há uma lacuna acerca da abordagem do tema nos currículos, pois ele não é abordado na sua totalidade.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a historical overview on the teaching of Librarianship in Brazil and discusses the importance of information literacy for the formation of the professional. The research highlights disciplines that address the theme of information literacy in Library Science courses in Brazil, analyzing the syllabus of these disciplines and, in some cases, the political pedagogical projects of the disciplines of the Library Science courses. The treatment and analysis of the data were carried out based on the content analysis method. The methodology is of applied nature and has a quanti-qualitative approach, characterized as descriptive. A bibliographic survey was carried out to support the theoretical framework, and a documentary survey was carried out to collect the necessary information about the subject studied, in order to develop hypotheses and arguments about the application and relevance of information literacy in librarian education. It was possible to observe that 50.9% of the Library Science courses offer subjects that somehow contemplate information literacy, but only 22% of the subjects are specific on this theme. It is concluded that there is a gap about the approach of the theme in the curriculum, since it is not addressed in its totality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformation literacyen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectHigher education in Brazilen
dc.subjectLibrary Science courseen
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.subjectLibrary Science curriculumen
dc.titleCompetência em informação no ensino superior : análise da grade curricular dos cursos de Biblioteconomia no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001170485pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples