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dc.contributor.advisorAquino, Vanessa Barrozo Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorGonsioroski, Marceli de Castropt_BR
dc.date.accessioned2023-06-10T03:33:24Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258886pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso propõe analisar a influência da cultura pop na musealização de peças de moda, em específico, nas peças utilizadas por artistas do mundo da música. O objeto de estudo desta pesquisa é o processo de musealização de dois cardigans adquiridos em 2021 pelo museu britânico Victoria & Albert Museum, sendo um dos cardigans, originalmente desenvolvido pelo estilista J. W Anderson, e utilizado em 2020 pelo cantor Harry Styles, e outro criado a partir do original, pela criadora de conteúdo Liv Huffman, que postou um pequeno vídeo tutorial em seu perfil na rede social TikTok onde ensina a produzir a peça. O vídeo viralizou na internet e ganhou repercussão internacional, fato que reverberou em sua aquisição pelo Museu. A partir disso busca-se realizar uma pesquisa museológica sobre os objetos ao analisar o processo de musealização das peças e os diversos fatores que contribuíram para este processo, ao investigar a partir de um cenário pandêmico, uma nova perspectiva de musealização voltada para as mídias sociais e para um movimento contemporâneo entre sociedade e museus. Além de contribuir com o campo da moda ao pesquisar a retomada e popularização dos trabalhos manuais. A pesquisa realizou um estudo de caso a partir do material bibliográfico, documental e de coleta de dados, incluindo uma entrevista realizada via email com a curadora do departamento Furniture, Textiles and Fashion, e o uso de registros fotográficos obtidos de exposição do V&A in loco. Por fim, conclui-se que os cardigans passaram por diversas "adjetivações" atribuídas pelos usuários do TikTok, fãs do Harry Styles, curadores do V&A e visitantes do museu, resultando na sua ressignificação e musealização.pt_BR
dc.description.abstractThis college conclusion paper proposes to analyze the influence of pop culture in the musealization of fashion pieces, specifically in the pieces used by artists from the music world. The object of study in this research is the process of musealization of two cardigans acquired in 2021 by the British Victoria & Albert Museum, being one of the cardigans, originally developed by designer J. W. Anderson, and worn in 2020 by singer Harry Styles, and another created from the original, by content creator Liv Huffman, who posted a short tutorial video on her profile on the social network TikTok where she teaches how to produce the piece. The video went viral on the internet and gained international repercussion, a fact that reverberated in its acquisition by the Museum. From this, we seek to conduct a museological research on the objects by analyzing the musealization process of the pieces and the various factors that contributed to this process, investigating from a pandemic scenario, a new perspective of musealization focused on social media and a contemporary movement between society and museums. In addition to contributing to the field of fashion by researching the revival and popularization of handicrafts. The research conducted a case study based on bibliographic, documentary and data collection material, including an interview conducted via email with the curator of the Furniture, Textiles and Fashion department, and the use of photographic records obtained from the V&A's on-site exhibition. Finally, it is concluded that the cardigans have undergone several "adjectivations" attributed by TikTok users, Harry Styles fans, V&A curators and museum visitors, resulting in their resignification and musealization.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectV&A Museumen
dc.subjectAcervo de modapt_BR
dc.subjectPop culture.en
dc.subjectMusealizaçãopt_BR
dc.subjectFashionen
dc.subjectMusealizationen
dc.subjectTikToken
dc.titleCosturas entre musealização e acervos de moda : o cardigan de Harry Styles no V&A Museumpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001170342pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationMuseologia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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