Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBorba, Eduardo Zillespt_BR
dc.contributor.authorCazarré, Rafaela Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2023-06-10T03:33:11Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258859pt_BR
dc.description.abstractO TikTok é uma mídia social que se popularizou nos últimos anos. Uma das razões que justifica o seu crescimento é a existência de comunidades criadas na plataforma para compartilhar conteúdo específico como, por exemplo, o BookTok, que é uma comunidade de livros. Essa pesquisa se debruça, justamente, sobre essa temática ao se interessar pelas percepções que a Geração Z de Porto Alegre tem em relação ao consumo de conteúdo nessa e a partir dessa comunidade. Dito isso, o objetivo geral desta monografia é analisar as percepções da Geração Z de Porto Alegre sobre o seu consumo de livros a partir da influência do BookTok e dos criadores de conteúdo dessa comunidade. Pensando nisso, os objetivos específicos são: contextualizar o BookTok e a relação de comunidade presente neste segmento do TikTok; identificar a relação da Geração Z da Grande Porto Alegre com o BookTok e com o consumo dos conteúdos dos BookTokers; e mapear as possíveis categorias de análise que demonstram, na percepção da Geração Z da Grande Porto Alegre, a influência do BookTok sobre o seu consumo de livros. Para alcançar esses objetivos efetuou-se inicialmente uma pesquisa bibliográfica acerca de consumo (BARBOSA, 2004), consumo cultural (CANCLINI, 1993; 1997; 2008), comportamento do consumidor (SOLOMON, 2011; PINHEIRO et al., 2017), redes sociais digitais (RECUERO, 2009), cultura da convergência (JENKINS, 2009), cauda longa (ANDERSON, 2006) e mídias sociais e comunidades virtuais (KOTLER, KARTAJAYA; SETIAWAN (2017; 2022). Num segundo momento, a partir de um exercício empírico de caráter qualitativo, adotando metodologia exploratória e descritiva, foram coletados dados através de entrevistas em profundidade com seis jovens que, em seguida, possibilitaram a condução de uma Análise de Conteúdo (BARDIN, 1997) e o consequente emergir de categorias a partir das declarações dos entrevistados e do cruzamento com os referenciais teóricos. Em suma, duas categorias foram mapeadas com base nas percepções da amostra: a) fatores que influenciam o consumo (contexto, comunidades, influenciadores, validação e conteúdo) e b) fatores influenciados no consumo (escolha de livros, autores lidos, gêneros lidos, compra de livros, plataformas de leitura e hábitos de leitura).pt_BR
dc.description.abstractTikTok is a social media site that has become popular in recent years. One of the reasons that justifies its growth is the existence of communities created on the platform to share specific content, such as, for example, BookTok, which is a community of books. This research focuses precisely on this theme, by taking an interest in the perceptions that Generation Z of Porto Alegre has in relation to the consumption of content in and from this community. That said, this monograph's general objective is to analyze the perceptions of Generation Z from Porto Alegre about their consumption of books based on the influence of BookTok and the content creators of this community. With that in mind, the specific objectives are: to contextualize BookTok and the community relationship present in this segment of TikTok; identify the relationship of Generation Z from Porto Alegre Metropolitan Area with BookTok and with the consumption of BookTokers contents; and map the possible categories of analysis that demonstrate, in the perception of Generation Z from Porto Alegre Metropolitan Area, the influence of BookTok on their book consumption. To achieve these objectives, bibliographical research was initially carried out on consumption (BARBOSA, 2004), cultural consumption (CANCLINI, 1993; 1997; 2008), consumer behavior (SOLOMON, 2011; PINHEIRO et al., 2017), digital social networks (RECUERO, 2009), convergence culture (JENKINS, 2009), long tail (ANDERSON, 2006) and social media and virtual communities (KOTLER, KARTAJAYA; SETIAWAN (2017; 2022). In a second moment, based on an empirical exercise of a qualitative nature, adopting an exploratory and descriptive methodology, data was collected through in-depth interviews with six young people, who then made it possible to conduct a Content Analysis (BARDIN, 1997) and the consequent emergence of categories from the statements of the interviewees and the crossing with the theoretical references. In short, two categories were mapped based on the sample's perceptions: a) factors that influence consumption (context, communities, influencers, validation and content) and b) factors that are influenced in consumption (choice of books, authors read, genres read, purchase of books, reading platforms and reading habits).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeração Zpt_BR
dc.subjectConsumptionen
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectCommunitiesen
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectSocial mediaen
dc.subjectBookToken
dc.subjectGeneration Zen
dc.titleComunidades virtuais no TikTok : as implicações do BookTok no consumo de livros da geração Z da Grande Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001170830pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples