Groove : de onde vem, para onde vai? De que se alimenta?
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho busca reunir alguns conceitos com o objetivo de alcançar uma compreensão maior sobre a percepção e geração do groove em música enquanto fenômeno. Toma-se por base, portanto, alguns estudos que levam em consideração os pontos de vistas biológico, sociocultural e da performance. Também busca levantar alguns aspectos técnicos composicionais relacionadas à percepção desse fenômeno aplicados à estética do Hip Hop. Com base nesses conceitos, são apresentadas quatro bases musicais criada ...
Este trabalho busca reunir alguns conceitos com o objetivo de alcançar uma compreensão maior sobre a percepção e geração do groove em música enquanto fenômeno. Toma-se por base, portanto, alguns estudos que levam em consideração os pontos de vistas biológico, sociocultural e da performance. Também busca levantar alguns aspectos técnicos composicionais relacionadas à percepção desse fenômeno aplicados à estética do Hip Hop. Com base nesses conceitos, são apresentadas quatro bases musicais criadas a partir do recorte e edição de uma prática musical coletiva gravada, realizada pelo autor e dois músicos convidados, inspirado na cultura da utilização de samples – muito comum no Hip Hop – para produção e composição musical. Ainda estão disponibilizados amostras das faixas isoladas dessa gravação (sample pack) para que sirva de estímulo e inspiração para outros compositores e produtores. ...
Abstract
This work aims to combine some concepts in order to achieve a better understanding of the perception and generation of groove in music as a phenomenon. Therefore, it is based on studies that consider biological, sociocultural, and performance points of view. It also seeks to raise some compositional technical aspects related to the perception of this phenomenon applied to the aesthetics of Hip Hop. Based upon these concepts, four musical bases are presented based on the editing and selection of ...
This work aims to combine some concepts in order to achieve a better understanding of the perception and generation of groove in music as a phenomenon. Therefore, it is based on studies that consider biological, sociocultural, and performance points of view. It also seeks to raise some compositional technical aspects related to the perception of this phenomenon applied to the aesthetics of Hip Hop. Based upon these concepts, four musical bases are presented based on the editing and selection of a recorded collective music practice performed by the author and other two invited musicians, inspired by the culture of sample use - very common in Hip Hop - for music production and composition. Excerpts of isolated tracks from this recording (sample pack) are also provided as a stimulus for other composers and producers. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Música: Habilitação em Música Popular: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Música (193)
Este item está licenciado na Creative Commons License