Onde estão as abelhas ? proliferando presenças com linguagens do múltiplo
dc.contributor.advisor | Kanaan, Helena Araujo Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.author | Lummertz, Bruna Klein | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-03T03:37:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/258764 | pt_BR |
dc.description.abstract | No presente Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Artes Visuais, “Onde estão as abelhas? Proliferando presenças com linguagens do múltiplo”, investiga-se pela técnica, desdobramentos na linguagem do múltiplo, com foco na causa ambiental da extinção das abelhas. Faz-se conexão entre arte e natureza, buscando alertar e sensibilizar o público, com imagens produzidas em ambientes físicos e digitais, sobre a importância desse polinizador em nosso bioma. Cria-se a partir de técnicas de gravura tradicionais e experimentais, como serigrafia, xilogravura, linoleogravura, estêncil, carimbo e monotipia. Posteriormente, os impressos originais passam por interferências e edições para se proliferarem no espaço; seja através de vídeos, animações, colagens, lambes e/ou stickers. A prática é acompanhada de reflexão e escritas, apontando para referenciais teóricos e artísticos nacionais como Xadalu Tupã Jekupé, Regina Silveira, Maria Bonomi, Claudia Paim e Patrícia Pedrosa. Além de dados científicos/biológicos sobre abelhas e extinção. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this undergraduate final project in visual arts bachelor degree, “Where are the bees? proliferating presences with languages of the multiple”, it is investigated through the technique, developments in the language of the multiple, focusing on the environmental cause of the extinction of bees. From the connection between art and nature, I seek to alert and sensitize the public, in physical and digital environments, about this pollinator that is so important to our biome. The images are created from traditional and experimental printmaking techniques such as silkscreen, woodcut and linocut, stencil, stamps and monotype. Subsequently, the engravings undergo interference and editing to proliferate in space, whether through videos, animations, collages, poster bomber and/or stickers. All practice is accompanied by reflection and writings, pointing to national theoretical and artistic references, such as Xadalu Tupã Jekupé, Regina Silveira and Maria Bonomi, Claudia Paim and Patrícia Pedrosa. Beyond scientific/ biological data about bees and extinction. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Multiple | en |
dc.subject | Gravura | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Expanded engraving | en |
dc.subject | Extinction | en |
dc.subject | Natureza | pt_BR |
dc.subject | Art and nature | en |
dc.title | Onde estão as abelhas ? proliferando presenças com linguagens do múltiplo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001170287 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Artes Visuais: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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