A fotografia em meios a/r/tográficos : narrativas identitárias no espaço escolar
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Niura Aparecida Legramante | pt_BR |
dc.contributor.author | Kohls, Jéssica Raminelli | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-01T03:29:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/258753 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia visa explorar as potencialidades que a fotografia enquanto arte contemporânea acresce ao se discutir sobre processos identitários em duas turmas do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Educação Básica do Rio Grande do Sul. Partiu-se do questionamento: Quais narrativas identitárias surgem no espaço escolar ao se discutir a ausência da cor da pele em um autorretrato fotográfico da mão? Assim, estrutura-se uma Pesquisa Educacional Baseada em Arte, com base nos escritos de Belidson Dias e Rita L. Irwin (2023), e com ideias metodológicas de um Projeto de Trabalho, de Fernando Hernández (1998) (2009), que visam o protagonismo coletivo nos processos investigativos. Os referenciais artístico-teóricos abordados são a arte de viver, que privilegia a arte produtora de sentidos dentro do cotidiano, com vistas a aberturas para a alteridade, conceituada por Nadja Hermann (2006), e a identidade enquanto alteridade, com reflexões sobre retrato e o autorretrato fotográfico, pela Annateresa Fabris (2004), de forma a conscientizar sobre questões étnicas. As considerações sobre os processos identitários propostos aos estudantes foram feitas com base no jogo da identidade, conceito trabalhado por Stuart Hall (2006). Os trabalhos de artistas contemporâneos contribuem para os diálogos criados em aula, como: o projeto Humanæ (2012 - still going), de Angélica Dass; Tintas Polvo (2013), de Adriana Varejão; Untitled Stills (1977-1980), de Cindy Sherman; Project Series (1997-2001), de Nikki S. Lee e Notícias de América (2011-2012), de Paulo Nazareth. A pesquisa contempla narrativas escritas em sentido mais acadêmico e, também, no formato de crônicas; e, narrativas visuais trazendo produções plásticas realizadas nas aulas por estudantes e pela professora com fotografias, impressões em clorofila e aquarelas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This monograph explores the potential that photography, as contemporary art, adds when discussing identity processes in two classes of an elementary school in the Basic Education State Network of Rio Grande do Sul. The following question was posed: What identity narratives emerge when discussing the absence of skin color in a photographic self-portrait of the hand? Thus, this work structures an Educational Research Based on Art, based on the writings of Belidson Dias and Rita L. Irwin (2023), and with methodological ideas of a Work Project, by Fernando Hernández (1998) (2009), which aim to promote collective protagonism in the investigative processes. The artistic-theoretical referential approach is the arte de viver, which privileges the art that produces senses within daily life, with a view towards openings for alterity, conceptualized by Nadja Hermann (2006), and identity as alterity by Annateresa Fabris (2004), with reflections on portrait and photographic self-portrait. Considerations about identity processes proposed to the students were made based on the identities game, a concept worked on by Stuart Hall (2006). The works of contemporary artists contribute to the dialogues created in class, such as the project Humanæ (2012 - still going) by Angélica Dass; Tintas Polvo (2013) by Adriana Varejão; Untitled Stills (1977-1980) by Cindy Sherman; Project Series (1997-2001) by Nikki S. Lee, and Notícias de América (2011-2012) by Paulo Nazareth. The research includes written narratives in a more academic sense and written narratives in a chronicle format. In addition, it includes visual narratives from artworks made in class by students and the teacher using photographs, chlorophyll prints, and watercolors. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Arte : Educação | pt_BR |
dc.subject | Contemporary art | en |
dc.subject | A/r/tography | en |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | A/r/tografia | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Photography | en |
dc.subject | Identity | en |
dc.title | A fotografia em meios a/r/tográficos : narrativas identitárias no espaço escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001170171 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Artes Visuais: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Artes Visuais (660)