A Concepção dos futuros professores do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, da UFRGS, sobre horta escolar e suas consequências no cotidiano escolar
dc.contributor.advisor | Freitas, Marcos Wellausen Dias de | pt_BR |
dc.contributor.author | Lopes, Alessandro D'Avila | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-01T03:29:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/258748 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho refere-se a uma pesquisa bibliográfica e a uma pesquisa de campo com os alunos em formação do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental na modalidade a distância, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem como objetivo geral da pesquisa realizar um levantamento sobre a importância de se trabalhar com a utilização de uma horta escolar e, assim, buscar a sensibilização de uma alimentação saudável dentro das escolas. A metodologia aplicada para a coleta de dados consiste na revisão bibliográfica e um questionário estruturado contendo perguntas sobre a importância da horta escolar para o meio ambiente, para a comunidade escolar e para os alunos, além dos benefícios dos cultivados para a alimentação saudável. Um projeto inicial de uma horta escolar foi desenvolvido também. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work refers to a bibliographic research and a field research with students in training in the Degree Course in Nature Sciences for the Final Years of Elementary Education in distance learning modality, at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The general objective of the research is to conduct a survey on the importance of working with the use of a school garden and, thus, to raise awareness of healthy eating in schools. The methodology applied for data collection consists of a literature review and a structured questionnaire containing questions about the importance of the school garden for the environment, for the school community, and for the students, in addition to the benefits of cultivated plants for healthy eating. An initial project for a school garden was also developed. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | en |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | School garden | en |
dc.subject | Alimentacao natural | pt_BR |
dc.subject | Healthy eating | en |
dc.subject | Horta escolar | pt_BR |
dc.subject | Environment | en |
dc.title | A Concepção dos futuros professores do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, da UFRGS, sobre horta escolar e suas consequências no cotidiano escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001170258 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License