Mostrar el registro sencillo del ítem
O processo de construção de ensino envolvendo música e movimento em diferentes contextos : um estudo otobiográfico
dc.contributor.advisor | Stein, Marilia Raquel Albornoz | pt_BR |
dc.contributor.author | Henriques, Marília Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-01T03:28:36Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/258732 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral compreender o processo de construção de ensino envolvendo música e movimento em diferentes contextos, a partir da análise da minha trajetória. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir de uma abordagem otobiográfica e que fez uso de procedimentos metodológicos inspirados na etnografia, tais como diários de campo e descrição densa. Foram analisados quatro vídeos gravados no ano 2018 e que apresentam práticas de aulas envolvendo música e movimento para crianças em dois contextos: uma escola de balé de Porto Alegre/RS e uma escola municipal de ensino fundamental, em Canoas/RS. Após a decupagem do material e descrição densa de cada aula, foi realizada a análise desse material, permeada pelo sentido da escuta das vivências nele presentes. Essa escuta deu origem a duas categorias: “Entrando em sala de aula: planejamento e realização” e “Espaço para estar, espaço para criar”, as quais são discutidas no capítulo intitulado “Escuta das Vivências”. As categorias analisadas demonstram que o percurso que separa a primeira e última aula descritas pode ser entendido como um momento de transformação em que o desenvolvimento de habilidades na prática docente, sobretudo a flexibilidade, a criatividade e abertura para a participação ativa das crianças nos processos de aprendizagem, torna possível o ensino através da relação entre música e movimento na prática com os grupos pesquisados. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Movimento | pt_BR |
dc.title | O processo de construção de ensino envolvendo música e movimento em diferentes contextos : um estudo otobiográfico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001170159 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Música: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Música (193)