Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorStein, Marilia Raquel Albornozpt_BR
dc.contributor.authorHenriques, Marília Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-01T03:28:36Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258732pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral compreender o processo de construção de ensino envolvendo música e movimento em diferentes contextos, a partir da análise da minha trajetória. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir de uma abordagem otobiográfica e que fez uso de procedimentos metodológicos inspirados na etnografia, tais como diários de campo e descrição densa. Foram analisados quatro vídeos gravados no ano 2018 e que apresentam práticas de aulas envolvendo música e movimento para crianças em dois contextos: uma escola de balé de Porto Alegre/RS e uma escola municipal de ensino fundamental, em Canoas/RS. Após a decupagem do material e descrição densa de cada aula, foi realizada a análise desse material, permeada pelo sentido da escuta das vivências nele presentes. Essa escuta deu origem a duas categorias: “Entrando em sala de aula: planejamento e realização” e “Espaço para estar, espaço para criar”, as quais são discutidas no capítulo intitulado “Escuta das Vivências”. As categorias analisadas demonstram que o percurso que separa a primeira e última aula descritas pode ser entendido como um momento de transformação em que o desenvolvimento de habilidades na prática docente, sobretudo a flexibilidade, a criatividade e abertura para a participação ativa das crianças nos processos de aprendizagem, torna possível o ensino através da relação entre música e movimento na prática com os grupos pesquisados.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMovimentopt_BR
dc.titleO processo de construção de ensino envolvendo música e movimento em diferentes contextos : um estudo otobiográficopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001170159pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationMúsica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem