Show simple item record

dc.contributor.advisorMonteiro, Sergio Marley Modestopt_BR
dc.contributor.authorCasadei, Juliana de Mendonçapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-01T03:28:26Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258729pt_BR
dc.description.abstractA cultura é um fator essencial para o desenvolvimento e os museus são importantes bens culturais, desempenhando um papel relevante para difusão do patrimônio cultural, além de promover uma gama de efeitos sociais e econômicos. Em economia dos museus, esses bens são vistos tanto como uma unidade econômica individual, que pode gerar receitas, quanto um elemento que produz efeitos multiplicadores na economia em geral. As avaliações dos museus são benéficas, e, em muitos casos, o seu desempenho é costumeiramente medido pelo número de visitantes, métrica que não satisfaz a compreensão completa dos seus benefícios socioeconômicos. A literatura tem discutido sobre metodologias para mensurar o valor desses bens, capaz de considerar seu uso, não uso e as externalidades. Contudo, são bens que não possuem um mercado definido, com relações de consumo estabelecidas na teoria econômica neoclássica, carecendo de estudos que possam amparar os debates sobre as formas de financiamento. Uma maneira viável de estimar o impacto econômico de um em cultural é o Método da Valoração Contingente, que torna possível atribuir um valor social ao conjunto de efeitos positivos e negativos de um determinado objeto de análise, a partir da lógica da relação custo-benefício. Neste sentido, o objetivo da presente pesquisa foi avaliar o valor social atribuído ao Museu José Antônio Pereira, relevante sítio histórico de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a partir da valoração contingente. Para tanto, o objeto da investigação foi contextualizado nos fundamentos teóricos da economia da cultura; caracterizado em seu contexto; e valorados a disposição a pagar. Os resultados obtidos determinaram uma disposição a pagar média para este museu, segundo a inquisição da amostra, equivalente a R$ 21,42, e um valor total estimado para o Museu José Antônio Pereira de R$ 16.050.314,57. A pesquisa evidenciou que o bem cultural estudado tem uma importância significativa para a identidade e memória da população local.pt_BR
dc.description.abstractCulture is an important factor for development and museums are essential cultural assets, playing an important role in increasing cultural heritage, in addition to promoting a range of social and economic effects. In the museum economy, these assets are seen both as an individual economic unit, which can generate income, and as an element that produces multiplier effects in the economy in general. Museum evaluations are beneficial, and in many cases their performance is customarily measured by visitor numbers, a measure that does not satisfy a full understanding of their socio-economic benefits. The literature has discussed methodologies to measure the value of these goods, capable of considering their use, non-use and externalities. However, these goods do not have a defined market, with consumption relations established in neoclassical economic theory, lack studies that can support debates on forms of financing. A viable way of estimating the economic impact of a cultural event is the Contingent Valuation Method, which makes it possible to assign a social value to the set of positive and negative effects of a given object of analysis, based on the logic of the cost-benefit ratio. In this sense, the objective of this research was to evaluate the social value attributed to the José Antônio Pereira Museum, a relevant historical place in Campo Grande, Mato Grosso do Sul, based on contingent valuation. Therefore, the object of the investigation was contextualized in the theoretical foundations of the economy of culture; characterized in its context; and valued at willingness to pay. The results obtained determined an average willingness to pay for this museum, according to the sample survey, equivalent to R$ 21,42, and a total estimated value for the José Antônio Pereira Museum of R$ 16.050.314,57. The research showed that the studied cultural asset has a significant importance for the identity and memory of the local population.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIndústria criativapt_BR
dc.subjectEconomy of cultureen
dc.subjectEconomia criativapt_BR
dc.subjectEconomy of museumsen
dc.subjectEconomia da culturapt_BR
dc.subjectContingent valuationen
dc.subjectMuseupt_BR
dc.titleValor social dos museus de história : um estudo de caso sobre o Museu José Antônio Pereira, em Campo Grande/MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001170390pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record