Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchröeder, Christine da Silvapt_BR
dc.contributor.authorFalkenbach, Macloud Xavierpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-30T03:32:13Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258707pt_BR
dc.description.abstractA inovação pode se constituir em uma importante ferramenta para o desenvolvimento contínuo de uma organização ou sociedade. No setor público, em especial, a inovação tem o importante papel de propor novas ideias como novas possibilidades e soluções aos desafios e problemas da sociedade. A teoria orienta como isso pode ser feito, e como acontece. Entretanto, é neste sentido que o trabalho buscou relacionar a teoria com a prática, por evidenciar a realidade vivenciada pelos servidores municipais da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) sobre o tema e, com isso, observar e compreender como o tema inovação está presente no cotidiano destes servidores, e como estes se relacionam com seus processos. A metodologia utilizada envolve uma pesquisa qualitativa, com realização de entrevistas semiestruturadas, com questões elaboradas a partir do referencial teórico e dos objetivos específicos da pesquisa, e que foram realizadas com 10 (dez) servidores públicos atuantes na Região. De acordo com os resultados obtidos, se constatou que os servidores municipais da RMPA demonstram, muito embora não tenham recebido treinamento adequado, que, em sua maioria, estavam familiarizados como o tema da inovação, contudo, se deve destacar a importância do elemento humano e cultural, para além do tecnológico, para se desenvolver inovação no serviço público.pt_BR
dc.description.abstractInnovation can be an important tool for the continuous development of an organization or society. In the public sector, in particular, innovation plays an important role in proposing new ideas as new possibilities and solutions to society's challenges and problems. Theory guides how this can be done, and how it happens. However, it is in this sense that the work sought to relate theory to practice, by highlighting the reality experienced by municipal servants in the Metropolitan Region of Porto Alegre on the subject and, with that, observing and understanding how the theme of innovation is present in the daily life of these servers, and how they relate to their processes. The methodology used involves a qualitative research, with semi-structured interviews, with questions elaborated from the theoretical framework and the specific objectives of the research, and which were carried out with 10 (ten) public servants working in the Region. According to the results obtained, it was found that the municipal servants of the RMPA demonstrate, even though they have not received adequate training, that, for the most part, they were familiar with the theme of innovation, however, the importance of the human element and cultural, in addition to technological, to develop innovation in the public service.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectInnovationen
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.subjectPeople managementen
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectPublic serviceen
dc.subjectAdministração pública municipalpt_BR
dc.titleAplicabilidade dos conceitos de inovação ao trabalho na atuação de servidores públicos municipais da região metropolitana de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001169863pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização Administração Pública no Século 21pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples