Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCuervo, Luciane da Costapt_BR
dc.contributor.authorEspinosa, Bruna Baliaript_BR
dc.date.accessioned2023-05-30T03:31:32Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258693pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho consiste em um relato de experiência sobre a composição, gravação e divulgação de repertório didático para a sala de aula, articulando aspectos da criação e da educação musical. Por meio do entrelaçamento das ações de docência e artista, mais especificamente como compositora para o público infantil, o relato de experiência visa especificamente discutir o processo criativo das canções autorais Descontamina e A Dança do Dente Mole. O relato de experiência contempla a análise da origem destes processos até hoje, refletindo em sua fundamentação o diálogo entre a função de professora e de artista, a importância da escuta das crianças e a descoberta de suas linguagens e necessidades, além do processo criativo e a produção cultural para a infância. Como possíveis desdobramentos, espera-se conhecer em maior aprofundamento o processo criativo autoral entrelaçado por aspectos artísticos e pedagógicos da autora, além de promover espaço de reflexão sobre o papel da música autoral nas infâncias.pt_BR
dc.description.abstractThe present work consists of an experience report on the composition, recording and dissemination of didactic repertoire for the classroom, articulating aspects of musical creation and music education. Through the interweaving of teaching and artist actions, more specifically as a composer for children, the report of experience specifically aims to discuss the creative process of authorial songs Descontamina (descontaminates) and A Dança do dente mole (The Loose Tooth Dance). The experience report includes the analysis of the origin of these processes to date, reflecting in their foundations the dialogue between the role of teacher and artist, the importance of listening to children and the discovery of their languages and needs, as well as the creative process and cultural production for childhood. As possible developments, it is expected to know in greater depth the authorial creative process intertwined with artistic and pedagogical aspects of author, in addition to promoting a space for reflection on the role of authorial music in childhoods.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectMusic educationen
dc.subjectComposição musicalpt_BR
dc.subjectCompositionen
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectCreativityen
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectChildhooden
dc.titleA artista professora e a professora artista : a composição musical a partir da experiência em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001170052pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationMúsica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples