Estudo sobre o ensino de evolução no ensino médio em cinco escolas públicas e cinco particulares da Região Metropolitana de Porto Alegre
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta pesquisa trata do ensino de evolução, no Ensino Médio, assim como suas diferenças em algumas escolas públicas e privadas de Porto Alegre e da região metropolitana. A amostra consistiu de 10 escolas da região metropolitana de Porto Alegre, sendo 5 públicas e 5 particulares. Os docentes responderam a 5 perguntas previamente preparadas. Em função das respostas as essas perguntas foram encontradas os seguintes resultados: em relação ao número de horas dedicadas ao ensino de evolução, há uma di ...
Esta pesquisa trata do ensino de evolução, no Ensino Médio, assim como suas diferenças em algumas escolas públicas e privadas de Porto Alegre e da região metropolitana. A amostra consistiu de 10 escolas da região metropolitana de Porto Alegre, sendo 5 públicas e 5 particulares. Os docentes responderam a 5 perguntas previamente preparadas. Em função das respostas as essas perguntas foram encontradas os seguintes resultados: em relação ao número de horas dedicadas ao ensino de evolução, há uma diferença estatisticamente significante entre os dois tipos de escola, com as particulares dedicando um maior número de horas/aula. Em relação aos temas abordados, também há diferenças, qualitativas, com as escolas particulares apresentando um número maior de conteúdos, embora a base seja fundamentalmente a mesma, isto é, evidências de evolução, darwinismo, lamarckismo, teoria sintética. Ao responderem se haviam recebido críticas de familiares em relação a algum tema abordado, a maioria não indicou problemas desse tipo, com exceção de um professor que apontou críticas dos pais, por não abordar o criacionismo nas aulas, comparado ao evolucionismo. Em relação às fontes de pesquisa para o preparo das aulas, tanto as escolas públicas como as particulares possuem bibliografia em comum. Todavia, em algumas escolas particulares os livros didáticos são de uso próprio e não foi possível ter acesso aos mesmos. A última pergunta do questionário envolvia os planos de ensino e de aula e os resultados mostraram que as escolas desses dois segmentos, possuem como normativa a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Quanto aos planos de aula, a maioria das escolas não apresentou esse documento, com exceção de uma escola pública (na realidade, não há obrigatoriedade de fazer tal documento). O livro didático é a principal ferramenta utilizada como guia diário, principalmente nas escolasparticulares, tornando o plano de aula dispensável. Os resultados apurados neste trabalho, apontam que a quantidade de horas a mais dedicadas ao ensino de evolução nas escolas particulares, acaba por fornecer uma trajetória mais ampla aos estudantes sobre o tema e da mesma forma isso possibilita uma quantidade maior de conteúdos que podem ser trabalhados pelos(as) professores(as). ...
Abstract
This study deals with how evolution is taught, at the high school level, in public and private schools of Porto Alegre and its surroundings. The sample consisted of 10 schools, 5 being public and 5 private. All teachers received a number of 5 questions. The results have shown that, in relation to the number of hours dedicated to the teaching of evolution, there is a statistical significant difference between them, with the private schools dedicating a greater number of hours/class. According to ...
This study deals with how evolution is taught, at the high school level, in public and private schools of Porto Alegre and its surroundings. The sample consisted of 10 schools, 5 being public and 5 private. All teachers received a number of 5 questions. The results have shown that, in relation to the number of hours dedicated to the teaching of evolution, there is a statistical significant difference between them, with the private schools dedicating a greater number of hours/class. According to the answers, it was found that in relation to the number of hours dedicated to the teaching of evolution, private schools have a statistical significant greater number of hours/class than the public ones. As for the contents, there are also differences, with the private schools showing a large number of contents, although the base is practically the same, being: evidences of evolution, Lamarckism, Darwinism, sinthetic theory. One of the questions involved the criticism that parents or the family in general couldmanifest; only one teacher testified that received a criticism for not dealing with creationism as compared to evolutionism. The answers on the use of textbooks have shown that both public and private schools use the same books. However, in some private schools, the booksare exclusively for internal use and were not informed. The last question was about the teaching plans and the specific plan for each class; the results have shown that both types of school followed the BNCC (Base Nacional Comum Curricular). As for the specific plan for each class, the majority of schools did not show it, but with one exception, a public one (actually, this plan is not mandatory). Textbooks are the main tool as a daily guide, especiallyin private schools, such that the specific plan becomes useless. The results here shown indicatethat the total number of hours dedicated for teaching evolution in private schools allow a broad trajectory for students of evolution, at the same time allowing the development of more contents. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1353)
Este item está licenciado na Creative Commons License