Show simple item record

dc.contributor.advisorImasato, Takeyoshipt_BR
dc.contributor.authorClaro, Carlos Alberto Hünninghausenpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-30T03:30:51Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258673pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa efetuar uma pesquisa a respeito da importância do desempenho das instalações elétricas nas edificações das Escolas da Rede Pública Estadual no Município de Porto Alegre. Com intuito de elaborar o contexto de pesquisa e sua conclusão, o trabalho através de pesquisa bibliográfica apresenta inicialmente uma série de conceito a respeito de edificações e suas instalações, desde o desenvolvimento do projeto, incluindo concepções otimizadas de funcionalidade, durabilidade, sustentabilidade, até soluções de conservação e manutenção destas edificações. A administração da manutenção por tratar de tarefas multidisciplinares e com detalhamento específico para cada disciplina, necessita de gestão com planejamento, determinando rotinas e atividades com os tipos de manutenção adequada para cada situação, etapa do ciclo de vida da edificação e de suas instalações. A instalação elétrica possui característica inerentes a sua natureza e concepções oriundas de projeto, tendo seu desempenho proporcional as soluções de projeto, assistência de manutenção, operação e demais cuidados exercidos pelos usuários. Para avaliar o desempenho de uma instalação elétrica numa escola, foi concebido um modelo representativo dos ambientes regulares integrantes da mesma. Para avaliação das circunstâncias em que se encontram estas instalações elétricas nas escolas da rede pública estadual, foi aplicado um questionário pelo modo presencial e pelo modo de distribuição via Internet para os gestores das escolas responderem.O questionário trata a respeito das instalações elétricas e suas questões englobam: circunstâncias atuais, causas da não conformidade, não conformidades específicas e sugestões de melhoria. Os dados computados a partir das respostas compõem gráficos com resultados quantitativos ilustrando a realidade vigente das instalações elétricas de cada ambiente nas escolas abrangidas pela pesquisa, somando o conceito final da escola. Os resultados nos induzem conclusões a respeito do impacto nas atividades escolares efetuadas pela qualidade de desempenho proporcionada pela instalação elétrica. O resultado reforça a necessidade de intensificar as políticas públicas através de investimentos que conservem e mantenham infraestrutura das escolas públicas em atendimento a demanda social existente.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to conduct a research on the importance of the performance of electrical installations in the buildings of the state public schools network in the municipality of Porto Alegre. In order to elaborate the research context and its conclusion, the work through bibliographic research initially presents a series of concepts about buildings and their facilities, from the development of the project, including optimized conceptions of functionality, durability, sustainability, to solutions for conservation and maintenance of these buildings.The administration of maintenance because it handles multidisciplinary tasks and with specific details for each discipline, requires management with planning, determining routines and activities with the types of maintenance appropriate for each situation, stage of the life cycle of the building and its facilities. The electrical installation has characteristics inherent to its nature and conceptions derived from design, having its performance proportional to the solutions of design, maintenance assistance, operation and other care exercised by users. To evaluate the performance of an electrical installation in a school, a representative model of the regular spaces that are part conceived of it. To evaluate the circumstances in which these electrical installations founded in the schools of the state public network, a questionnaire applied by face-to-face mode and by the mode of distribution via the Internet for school managers to answer. The questionnaire deals with electrical installations and their questions include current circumstances, causes of non-conformities, specific non-conformities, and suggestions for improvement. The data computed from the answers compose graphs with quantitative results illustrating the current reality of the electrical installations of each part in the schools covered by the research, adding the final concept of the school. The result reinforces the need to intensify public policies through investments that conserve and maintain the infrastructure of public schools in meeting existing social demand.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectEdificationen
dc.subjectManutençãopt_BR
dc.subjectElectrical installationsen
dc.subjectInfrastructureen
dc.subjectLife cycleen
dc.subjectMaintenanceen
dc.subjectPublic schoolen
dc.subjectPublic administrationen
dc.titleAnálise do desempenho funcional das instalações elétricas nas edificações da rede escolar pública estadual no município de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001169858pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização Administração Pública no Século 21pt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record