Gestão do conhecimento por meio do mapeamento de processos no setor de uma IFES
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
A Gestão de Conhecimento é um método de gerenciamento que proporciona, entre outros benefícios, a retenção do conhecimento ativo estrategicamente relevante de todas as organizações. Isso engloba o mapeamento dos processos, sua atualização permanente e o compartilhamento entre todos os interessados. Tal mapeamento tende a favorecer a socialização do conhecimento entre os envolvidos e a melhoria contínua dos fluxos de trabalhos, dos resultados entregues e o fortalecimento do trabalho em equipe. N ...
A Gestão de Conhecimento é um método de gerenciamento que proporciona, entre outros benefícios, a retenção do conhecimento ativo estrategicamente relevante de todas as organizações. Isso engloba o mapeamento dos processos, sua atualização permanente e o compartilhamento entre todos os interessados. Tal mapeamento tende a favorecer a socialização do conhecimento entre os envolvidos e a melhoria contínua dos fluxos de trabalhos, dos resultados entregues e o fortalecimento do trabalho em equipe. Nos últimos anos, as instituições públicas buscam meios para melhorar o seu desempenho, visando responder às exigências da sociedade no que tange a questões como eficácia e eficiência dos serviços prestados. Valorizar o capital intelectual da organização, sem dúvida, é um dos pontos-chave para se lograr êxito nesse propósito. Assim, este trabalho tem como objetivo realizar o mapeamento dos processos das rotinas de um setor público, dividiu-se a pesquisa em quatro etapas: o levantamento dos processos do setor, a definição dos processos para o mapeamento, o mapeamento dos processos e a validação do mapeamento. A documentação das rotinas e melhoria na gestão do conhecimento é fundamental no cenário aplicado para reduzir os impactos das aposentadorias previstas (metade do quadro), evitando que o conhecimento seja perdido com a saída desses servidores, pois os novos ingressantes contarão com um meio para obter o conhecimento (explícito) necessário para desempenhar suas atividades e ter alguma autonomia na execução das rotinas. ...
Abstract
Knowledge Management is an administration method that provides, among other benefits, the retention of strategically relevant knowledge assets in all organizations. This includes the processes modelling, their permanent updating, and sharing among all stakeholders. Such modelling tends to favor the socialization of knowledge among those involved and the continuous improvement of workflows, of the results delivered, and the strengthening of teamwork. In recent years, public institutions have sou ...
Knowledge Management is an administration method that provides, among other benefits, the retention of strategically relevant knowledge assets in all organizations. This includes the processes modelling, their permanent updating, and sharing among all stakeholders. Such modelling tends to favor the socialization of knowledge among those involved and the continuous improvement of workflows, of the results delivered, and the strengthening of teamwork. In recent years, public institutions have sought ways to improve their performance, aiming to respond to society's demands regarding issues such as the effectiveness and efficiency of the services provided. Valuing the organization's intellectual capital is, without a doubt, one of the key points to achieve success in this purpose. Thus, this work aims to model the processes and routines of a public sector, built based on the knowledge and experience of its employees. The research was divided into four stages: sector's processes identification, definition of the processes to be modelling, processes modelling, and validation. Documentation of routines and improvement in knowledge management is essential in the applied scenario to reduce the effects of expected losses (half of the staff), preventing knowledge from being lost with the departure of these servers, as new incoming will have a means to obtain the (explicit) knowledge necessary to practice their activities and to have some autonomy in the execution of routines. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização Administração Pública no Século 21.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (3537)
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