Show simple item record

dc.contributor.advisorCurtis, Maria do Carmo Gonçalvespt_BR
dc.contributor.authorPeçanha, Gabriela Machadopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-26T03:32:17Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258618pt_BR
dc.description.abstractOs cartazes anunciam: “Banana caturra, R$ 3,49/kg” “Oferta! Abobrinha Itália R$ 2,99/kg”. São através das pinceladas e cores que, em muitos mercados brasileiros, os cartazistas realizam sua arte e ofício. Apesar da visibilidade destas peças nestes espaços, seus autores raramente estão onde os olhos do consumidor podem alcançar. Em seus pequenos escritórios no local de trabalho, ou mesmo em casa confeccionando os cartazes como autônomos, há décadas os cartazistas trabalham “invisíveis” consolidando uma marcante visualidade por todo o Brasil. Esta dicotomia de exposição dos cartazes e cartazistas suscitou questionamentos: Afinal, quem são as pessoas por trás deste trabalho? Qual o contexto social destes profissionais? Como eles se profissionalizaram neste meio? Seriam estes profissionais tão reconhecidos quanto as peças que produzem? E foi assim, partindo destas indagações, que este projeto se delineou. Com intuito de suscitar mais reconhecimento à atividade cartazista, este trabalho objetiva a confecção do projeto editorial e gráfico de um livro constituído de relatos de cartazistas de supermercados no Brasil. O desenvolvimento do projeto é apoiado por uma metodologia adaptada construída a partir da metodologia Human-Centered Design (HCD) da empresa IDEO, e a metodologia de produtos gráfico-impressos desenvolvida por Matté (2004). Este trabalho é compreendido por uma etapa de imersão no referencial teórico e pesquisa de campo, seguida pela análise de similares, conceituação, geração de alternativas, desenvolvimento do produto final e verificação. O produto resultante deste trabalho é um protótipo físico e digital do livro.pt_BR
dc.description.abstractThe posters announce: “Banana Caturra, R$ 3.49/kg” “Sale! Zucchini R$ 2.99/kg”. It is through brushstrokes and colors that, in many Brazilian markets, sign painters carry out their art and craft. Despite the visibility of these pieces in these spaces, their authors are rarely where the consumer's eyes can reach. In their small offices at work, or even at home making posters on their own, for decades sign painters have been working “anonymously” creating a remarkable visuality throughout Brazil. The dichotomy between sign painters and their posters popularity raised questions: After all, who are the people behind this work? What is the social context of these professionals? How did they develop their careers in this field? Are these professionals as recognized as the pieces they produce? It was based on these questions that this project was outlined. In order to raise more awareness of the sign painters activity, this work aims to create the editorial and graphic project of a book consisting of stories from supermarkets’ sign painters in Brazil. The development of the project is supported by an adapted methodology built from the Human-Centered Design (HCD) methodology by the company IDEO, and the methodology of graphic-printed products developed by Matté (2004). This work comprises a step of immersion in the theoretical framework and field research, followed by the analysis of similar products, conceptualization, generation of alternatives, development of the final product and verification. The resulting product of this work is a physical and digital prototype of the book.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign vernacularpt_BR
dc.subjectVernacular designen
dc.subjectDesign editorialpt_BR
dc.subjectSign painteren
dc.subjectTipografiapt_BR
dc.subjectEditorial designen
dc.subjectSign paintingen
dc.titleVivendo de letras : projeto de livro sobre cartazistas de supermercado no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFetter, Sandro Robertopt_BR
dc.identifier.nrb001169602pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationDesign de Produtopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record