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dc.contributor.advisorBueno, Denisept_BR
dc.contributor.authorDurigon, Vivianept_BR
dc.date.accessioned2023-05-26T03:30:14Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258599pt_BR
dc.description.abstractO uso de medicamentos seguros, na quantidade e pelo tempo adequado, ao menor custo para o indivíduo e para a comunidade pode se tornar um desafio na Atenção Básica (AB) devido à carga de doenças, ao uso contínuo e outros fatores que podem impactar no processo de uso dos medicamentos. Buscou-se identificar estratégias de educação permanente em saúde (EPS) que possam contribuir no reconhecimento das dimensões relacionadas ao uso racional de medicamentos (URM) na AB. Foi realizado estudo descritivo, exploratório com os profissionais de nível superior que atuam na AB e farmacêuticos que atuam na Política de Assistência Farmacêutica dos 12 municípios pertencentes à 27ª Região de Saúde do Rio Grande do Sul (RS). A coleta de dados foi realizada a partir de instrumento formulado a partir do instrumento de coleta da Pesquisa Nacional sobre o Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos no Brasil. Os dados foram analisados com auxílio do software Excel e os resultados apresentados como frequências absoluta e relativa. A pesquisa foi aprovada pelo Conselho de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Escola de Saúde Pública do RS. Identificou-se um processo de qualificação da seleção de medicamentos, a realização de ações que envolvem os riscos da automedicação, guarda, descarte correto de medicamentos e a inserção do farmacêutico no cuidado na AB. Observou-se a necessidade de fomentar ações com os profissionais e população, relacionadas à prescrição e acesso a medicamentos no Sistema Único de Saúde, bem como de cuidado e acompanhamento do uso de medicamentos. Foram desenvolvidos materiais didáticos na forma de card interativo e série de três vídeos com temática alinhada aos resultados da pesquisa voltados para a promoção do URM e nos formatos sinalizados pelos participantes, visando apoio às equipes em atividades de EPS incorporadas em suas rotinas. O estudo traz a reflexão sobre a inclusão da promoção do URM nas ações de Educação Permanente em Saúde buscando um olhar mais ampliado em relação ao contexto do medicamento no âmbito da AB.pt_BR
dc.description.abstractThe use of safe medicines, in the correct quantity and time, at the lowest cost for the individual and the community can become a challenge in Primary Health Care (PHC) due to the incidence of disease, continuous use and other factors that can impact the medication use process. We sought to identify Education Public Health Professional strategies that could contribute to recognizing dimensions related to the rational use of drugs in PHC. A descriptive, exploratory study was conducted with health professionals of superior level who work in PHC and pharmacists who work in the Pharmaceutical Assistance Policy of the 12 municipalities belonging to the 27th Health Region of Rio Grande do Sul. The data collection was conducted from an instrument formulated from the collection instrument of the National Survey on Access, Use and Promotion of the Rational Use of Drugs in Brazil. Data were analyzed using Excel software, and the results were presented as absolute and relative frequencies. The research was approved by the Research Ethics Board of the Federal University of Rio Grande do Sul and the School of Public Health of RS. A qualification process was identified for the selection of medications, the performance of actions involving the risks of self-medication, storage, correct disposal of drugs and the insertion of the pharmacist in PHC care. There is a need to promote efforts with professionals and the population about prescription and access to medicines in the Health Unic System, maintenance and monitoring of the use of drugs. Didactic and communication materials were developed as interactive material and a series of three videos. The theme of the material was aligned with these research results, aimed at promoting the rational use of drugs and in the formats indicated by the participants, aiming to support the teams in Education Public Health Professional activities incorporated into their routines. The study brings reflection on the promotion of rational use of drugs in the actions of Permanent Education in Health, seeking a broader look at the context of drugs in the scope of PHC.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação profissional em saúde públicapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectUso de medicamentospt_BR
dc.subjectPublic health professionalen
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectPrimary health careen
dc.subjectDrug utilizationen
dc.titlePromoção do uso racional de medicamentos : um olhar para o cotidiano dos profissionais da atenção básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001168045pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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