Show simple item record

dc.contributor.advisorLopes, Cesar Valmor Machadopt_BR
dc.contributor.authorNunes, Fernanda Fontanaript_BR
dc.date.accessioned2023-05-24T03:28:46Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258478pt_BR
dc.description.abstractAnálise do uso da História da Ciência (HC) nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de Licenciatura em Química da UFRGS publicados entre 2008 e 2021. Foram identificados e analisados Trabalhos teóricos e com propostas de Intervenções Pedagógicas. Constatou-se um número reduzido de publicações envolvendo a História da Ciência. A maioria destas utilizou a HC como meio de abordagem de conceitos científicos durante as aulas. Os Trabalhos apresentam sustentação na “Nova Historiografia da Ciência” (NHC), fundamentada em perspectivas não continuístas da HC e reforçam a importância de pautar-se nela para evitar visões distorcidas sobre o desenvolvimento científico; sobre as pessoas que fazem Ciência; sobre as influências sociais, políticas, econômicas e culturais as quais esse desenvolvimento é submetido; e sobre as relações entre Ciência e sociedade. Os autores dos TCC destacam os desafios de se ensinar a química contextualizada historicamente e as contribuições da utilização da HC como tema motivador, facilitador para a aprendizagem e importante na formação de concepções dos estudantes sobre a Ciência e os cientistas. Diante da relevância do uso da HC para o ensino e do baixo número de TCC que a utilizaram em suas abordagens, fica evidente a necessidade de fazer uma reflexão sobre o currículo da Licenciatura. Profissionais que necessitam embasamento teórico e contextualização didático-pedagógica que os possibilitem levar esta abordagem às salas de aula na Educação Básica.pt_BR
dc.description.abstractAnalysis on the use of History of Science (HoS) in undergraduate theses from the Chemistry Teacher Treaning course, published between 2008 and 2021. Both theoretical and pedagogical interventional thesis were identified and analysed. A reduced number of publications regarding HoS was observed. Most of the articles applied it as an approach to teaching scientific concepts in class. The theses present a basis on the “New Historiograpy of Science’s” (NHoS) vision, sustained by the discontinuity perspective of HoS, and reinforce the importance of relying on it when approaching HoS, in order to avoid distorted visions upon the scientific development; upon the people in science; upon the social, political, economical and cultural influences on which that development is subjected to; and upon the relationship between Science and society. The authors of these undergraduate theses also highlight the hardships of teaching historically contextualized chemistry and the contributions of the use of HoS as an incentivizing subject, as well as a facilitator to the learning process and to the building of students’ concepts of Science and scientists. Facing the relevance of the use of HoS to teaching and the reduced number of undergraduate theses that used it as an approach, it is evident the need to ponder on the undergraduate’s teaching training course. It is fundamental they have a theoretical basis that enables this approach to reach the Basic Education’ classrooms.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory of scienceen
dc.subjectHistória da ciênciapt_BR
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectChemistry teachingen
dc.subjectHistoriography of scienceen
dc.subjectHistoriografia da cienciapt_BR
dc.subjectNew historiography of scienceen
dc.titleAnálise da utilização da história da ciência nos trabalhos de conclusão do curso de licenciatura em química da UFRGS (2008 – 2021)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001156178pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record