Intolerância religiosa, violação de direitos humanos e colonialidade da fé : as igrejas pentecostais e as mulheres Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul (2018-2022)
dc.contributor.advisor | Prá, Jussara Reis | pt_BR |
dc.contributor.author | Paula, Thais Vieira de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-24T03:28:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/258457 | pt_BR |
dc.description.abstract | A intolerância religiosa contra as mulheres nos tekoha Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul vem sendo impulsionada pela intervenção das igrejas pentecostais nas comunidades indígenas. Tal intolerância revela o fenômeno de colonialidade da fé, suscitado pelo abandono estatal dos povos originários e por polarizações religiosas, que levam à subordinação das mulheres e à violência de gênero. Assim, é válido indagar: como a colonialidade da fé interpõe barreiras de intolerância religiosa e de gênero a ponto de promover a violação aos direitos humanos das mulheres Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul? O objetivo do estudo é analisar o impacto da ausência do Estado para a abertura de espaços às religiões pentecostais no universo examinado e os efeitos disso sobre o aumento da violência exercida contra as Ñandesy e das violações aos seus direitos humanos. Especificamente, interessa identificar os fatores que determinam a presença de agentes da religião pentecostal nas aldeias Guarani e Kaiowá; mapear o cenário de intolerância religiosa e as violências enfrentadas pelas Ñandesy e; avaliar as implicações da atuação de agentes do pentecostalismo na cena comunitária e nos casos de violação aos direitos humanos das mulheres indígenas. A reflexão utiliza os aportes dos estudos decoloniais, desde a perspectiva de gênero e da teoria critica feminista. A abordagem é qualitativa e agrega pesquisa documental, com base no ordenamento internacional de proteção a minorias e aos direitos humanos, e trabalho de campo junto aos grupos Guarani e Kaiowá (2021-2022). Para tal, são empregadas análise de discurso crítica e etnografia política, apoiadas por técnicas de observação participante e escuta sensível. Os resultados obtidos ressaltam o impacto negativo da ausência do Estado nas aldeias Guarani e Kaiowá e do primado evangélico-petencostal nesse meio. Cenário ainda mais negativo para as mulheres indígenas, cujo protagonismo na transmissão da cultura e da religião do seu povo é cerceado pela igreja por práticas e discursos moralizadores. | pt_BR |
dc.description.abstract | Religious intolerance against women in the Guarani and Kaiowá tekoha in Mato Grosso do Sul has been driven by the actions of Pentecostal churches present in these Indigenous Lands. This intolerance is reflected in the polarizations that occur in indigenous lands, in the accentuation of gender hierarchies, subordination of women, in addition to gender violence that occurred through the role of the church. In this sense, this research had as general objective to understand how the absence of the State in the Guarani and Kaiowá villages opened space for the action of evangelical and Pentecostal religions that started a series of human rights violations within the scope of the Guarani and Kaiowá villages. And as a starting question: how does the coloniality of faith interpose barriers of religious and gender intolerance, violating the human rights of indigenous women in the Guarani and Kaiowá villages in Mato Grosso do Sul? The specific objectives, in turn, are based on the identification of the factors that determine the presence of the Pentecostal religion in the Guarani and Kaiowá villages; identification of the violence suffered by the Ñandesy Guarani and Kaiowá and; identification of the rights that the Pentecostal church has violated in indigenous villages. The reflection uses the contributions of decolonial studies, from the perspective of gender and feminist critical theory. The approach is qualitative and combines documentary research, based on the international order for the protection of minorities and human rights, and fieldwork with the Guarani and Kaiowá groups (2021-2022). To this end, critical discourse analysis and political ethnography are used, supported by participant observation and sensitive listening techniques. The results obtained highlighted the negative impact of the absence of the State in the Guarani and Kaiowá villages and of the evangelical-petencostal primacy in this environment. An even more negative scenario for indigenous women, whose role in transmitting the culture and religion of their people is curtailed by the church through moralizing practices and discourses. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Guarani and Kaiowá women | en |
dc.subject | Intolerância religiosa | pt_BR |
dc.subject | Religious intolerance | en |
dc.subject | Povos indígenas | pt_BR |
dc.subject | Guarani | pt_BR |
dc.subject | Ñandesy | en |
dc.subject | Igreja pentecostal | pt_BR |
dc.subject | Coloniality of faith | en |
dc.subject | Pentecostal churches | en |
dc.title | Intolerância religiosa, violação de direitos humanos e colonialidade da fé : as igrejas pentecostais e as mulheres Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul (2018-2022) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001169328 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência Política | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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