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dc.contributor.advisorBittencourt, Rita Lenira de Freitaspt_BR
dc.contributor.authorGarcia, Lucas Zafalonpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-24T03:27:56Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258453pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação busca explorar o vínculo existente entre a obra poética de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) e seu livro póstumo chamado O amor natural, publicado em 1992. Levando em conta as controvérsias que fizeram com que essa obra não fosse publicada durante a vida do autor, analisou-se até que ponto a relação ambígua de Drummond com essa parcela de seus versos representava o encontro com um ponto sensível de sua obra que nos permitiria reinterpretar aspectos importantes de sua poesia. Inicialmente, reconstruímos as polêmicas que envolveram a publicação de O amor natural e o tratamento que a crítica especializada deu a esse livro até então para articular a hipótese de que o livro póstumo seria, dentro do sistema de obras que responde pela autoria de Drummond, um ponto privilegiado de irrupção e de elaboração de contradições centrais em sua obra. Para aprofundar tal possibilidade, explorou-se como a forma gauche da subjetividade drummondiana, seu tratamento dado ao fazer poético e sua abordagem do amor se reencenam no livro póstumo, fazendo ecoar problemáticas centrais de sua poesia ao mesmo tempo que as renova. Essa leitura se quer sustentada pelo tensionamento teórico de diferentes disciplinas, especialmente a Filosofia, a Teoria Social, a Psicanálise e a Teoria Literária, que proporcionaram chaves conceituais para analisar a poesia drummondiana comparativamente.pt_BR
dc.description.abstractThis master’s thesis aims to explore the link between the poetic work of Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) and his posthumous book called O amor natural, published in 1992. Taking into account all the controversies that prevented this work from being published during Drummond’s life, we analyzed to what extent Drummond's ambiguous relation with these verses represented the encounter with a sensitive point of his work that would allow us to reinterpret important aspects of his poetry. Initially, we then reconstructed the controversies that surrounded the publication of O amor natural and the treatment that specialized critics had given to this book in order to articulate the hypothesis that the posthumous book would be, within the system of works that accounts for Drummond's authorship, a privileged point of irruption and reflection of central contradictions in his work. To explore more of this possibility, it was discussed how the gauche form of Drummond's subjectivity, his approach to poetic creation and to love are reenacted in the posthumous book, echoing central issues of his poetry at the same time as renewing them. This reading is based on the theoretical tension of different disciplines, especially Philosophy, Social Theory, Psychoanalysis and Literary Theory, which provided conceptual keys to comparatively analyze Drummond's poetry.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAndrade, Carlos Drummond de, 1902-1987. O amor naturalpt_BR
dc.subjectEroticismen
dc.subjectErotismopt_BR
dc.subjectGaucheen
dc.subjectPoesia eróticapt_BR
dc.subjectModernityen
dc.subjectPoetryen
dc.titleO gozo gauche : a poética do desencontro de Carlos Drummond de Andrade e O Amor Natural (1992)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001169435pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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