Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorPassos, Camila Greffpt_BR
dc.contributor.authorVestfahl, Juliana Lisianept_BR
dc.date.accessioned2023-05-24T03:26:08Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258418pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso objetiva investigar a contribuição do emprego da metodologia da Resolução de Problemas (RP) para o ensino da Estequiometria no contexto de um curso técnico pós-médio em Química. O estudo foi desenvolvido com 16 estudantes do 1° ano, do turno da noite de uma escola pública estadual da cidade de Novo Hamburgo/RS. Os dados foram coletados e analisados qualitativamente através de registros do Diário de Campo da pesquisadora, das produções escritas produzidas pelos educandos, assim como por questionários respondidos no início e no final da pesquisa. Os estudantes resolveram um problema escolar, qualitativo e semiaberto sobre o caso Celobar. Os resultados apontam que a metodologia da RP favoreceu, principalmente, o desenvolvimento da aprendizagem conceitual e atitudinal. Conceitual, ao investigarem sobre os conceitos e leis que regem à estequiometria, e atitudinais ao discutirem sobre ética profissional, responsabilidade técnica e aspectos relacionados ao trabalho do profissional da área técnica.pt_BR
dc.description.abstractThis completion work aims to investigate the contribution of the use of the Problem Solving (PR) methodology to the teaching of Stoichiometry in the context of a post-secondary technical course in Chemistry. The study was developed with 16 1st year students, from the night shift of a state public school in the city of Novo Hamburgo/RS. Data were collected and analyzed qualitatively through records of the researcher's Field Diary, written productions produced by the students, as well as questionnaires answered at the beginning and at the end of the research. The students solved a qualitative and semi-open school problem about the Celobar case. The results indicate that the PR methodology mainly favored the development of conceptual and attitudinal learning. Conceptual, when investigating the concepts and laws that govern stoichiometry, and attitudinal when discussing professional ethics, technical responsibility and aspects related to the work of the professional in the technical area.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectProblem solvingen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching and learning processesen
dc.subjectEstequiometriapt_BR
dc.subjectStoichiometryen
dc.subjectCellobaren
dc.titleA metodologia da resolução de problemas no ensino da estequiometria : o caso celobarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRibeiro, Daniel das Chagas de Azevedopt_BR
dc.identifier.nrb001154206pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem