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dc.contributor.advisorLópez Bello, Samuel Edmundopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Caren Fulginiti dapt_BR
dc.date.accessioned2010-09-16T04:19:35Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25836pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado, que apresenta verdade, certeza, matemática e ética no exercício profissional do professor como temáticas, tem como objetivo de estudo tomar quatro diferentes perspectivas em Matemática (platonista, formalista, sócio-cultural e normativa) e sua relação com a tarefa do dizer verdadeiro no exercício profissional ético do professor de Matemática. A opção metodológica recai numa analítica de dois diálogos polifônicos, um sobre a verdade e outro sobre a certeza onde, interdiscursivamente, figuram as quatro perspectivas tomadas. A análise será desenvolvida usando como ferramentas regime de verdade, discurso e ética de si que serão tomadas em sentido foucaultiano e certeza, jogos de linguagem, gramática e formas de vida em sentido wittgensteiniano. A questão ética, abordada no penúltimo capítulo, faz a vinculação entre as formações discursivas que figuraram no trabalho e a possibilidade de uma docência em matemática que aposte na dimensão ética da sua constituição através do cuidado com a verdade.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation, which presents the truth, certainty, mathematics and ethics in the practice of the teacher as thematic study aims to take four different perspectives in Mathematics (Platonist, formalist, socio-cultural and normative) and its relationship with the task of veracious to say in the training of teachers of mathematics and ethics. The choice of analytical methodology lies in two dialogues polyphonic, one about truth and one about certainty where, interdiscursivity, appear the four perspectives taken. The analysis will be developed using tools like regime of truth, discourse ethics and of itself should be taken in the Foucaultian sense and certainty, language games, grammar, and life forms in order wittgensteinian. The ethical question, addressed in the penultimate chapter makes the link between the discursive formations that have figured in the work and the possibility of teaching in mathematics that draws on the ethical dimension of their formation through careful with the truth.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathen
dc.subjectFoucault, Michel 1926-1984.pt_BR
dc.subjectWittgenstein, Ludwig 1889-1951.pt_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectTruthen
dc.subjectCertaintyen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectPolyphonyen
dc.subjectPolifoniapt_BR
dc.subjectVerdadept_BR
dc.subjectInterdiscourseen
dc.subjectLanguageen
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectEthics itselfen
dc.subjectFoucault, Michelen
dc.subjectWittgenstein, Ludwigen
dc.titleO cuidado com a verdade na tarefa do exercício profissional ético do professor de matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000754837pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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