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dc.contributor.advisorReppold Filho, Alberto Reinaldopt_BR
dc.contributor.authorGuedes, Christianopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-20T03:41:07Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258345pt_BR
dc.description.abstractA gestão de legados de megaeventos esportivos, em especial da infraestrutura esportiva construída ou reformada para estes eventos, tem sido objeto de recorrente interesse e discussão por parte de autoridades públicas, de gestores esportivos e de pesquisadores de diferentes especialidades científicas. Alguns argumentam que estas infraestruturas são “elefantes brancos”, referindo-se ao elevado custo para sua manutenção e funcionamento. Outros argumentam em direção oposta destacando que, quando bem planejadas e geridas, podem trazer benefícios para as cidades sede. Este estudo teve por objetivo analisar a gestão do legado da infraestrutura esportiva dos Jogos RIO-2016, no Parque Olímpico de Deodoro, na cidade do Rio de Janeiro. Para a coleta de informações, foram realizadas entrevistas e análise documental. Os sujeitos da pesquisa foram profissionais que participaram do planejamento da candidatura do Brasil para sediar os Jogos RIO-2016 ou que integraram as equipes gestoras de departamentos e setores estratégicos para a realização do evento. Foram realizadas 17 entrevistas. A análise documental considerou o material produzido pelo Ministério do Esporte, pelo Ministério da Defesa, pela Autoridade de Governança do Legado Olímpico, pela Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e pelo Tribunal de Contas da União. Os resultados indicaram que houve um planejamento detalhado da infraestrutura esportiva do Parque Olímpico de Deodoro, quando da candidatura para sediar os Jogos RIO-2016; que este planejamento foi em grande parte executado; que ocorreram alterações no planejamento no que concerne à transferência de algumas instalações do Parque Olímpico da Barra para o de Deodoro; que, conforme o planejado, a gestão do legado está sendo realizada pelo Centro de Capacitação Física do Exército do Rio de Janeiro (CCFEx) e pela Prefeitura do Rio de Janeiro; que o custeio de manutenção das instalações sob a responsabilidade do CCFEx está sendo provido pelo Governo Federal e por parcerias com federações esportivas; e que a Prefeitura do Rio de Janeiro é responsável pela manutenção do Parque Radical. Os resultados indicaram também que esta infraestrutura esportiva é utilizada para competições, treinamentos de equipes, projetos sociais e pela comunidade local. Por fim, foi possível identificar que questões financeiras e políticas têm limitado o fomento do legado das instalações esportivas do Parque Olímpico de Deodoro.pt_BR
dc.description.abstractThe management of sporting mega-event legacies, especially the sports infrastructure built or renovated for these events, has been the subject of recurrent interest and discussion on the part of public authorities, sports managers and researchers from different scientific fields. Some argue that these infrastructures are “white elephants”, referring to the high cost of maintaining and operating them. Others argue in the opposite direction, pointing out that, when well planned and managed, they can bring benefits to host cities. This study aimed to analyze the management of the sports infrastructure legacy of the RIO-2016 Games, at the Deodoro Olympic Park, in the city of Rio de Janeiro. In order to collect information, interviews and document analysis were carried out. The research subjects were professionals who participated in the planning of Brazil's bid to host the RIO-2016 Games or who were part of the management teams before and during the event. 17 interviews were carried out. Selected documents were the material produced by the Ministry of Sports, the Ministry of Defense, the Olympic Legacy Governing Authority, the Rio de Janeiro City Hall and the Federal Court of Accounts. The results indicated: a) there was a detailed planning of the sports infrastructure at the Deodoro Olympic Park, when bidding to host the RIO-2016 Games; b) this planning was largely carried out; c) there were changes in the planning regarding the transfer of some facilities from Barra Olympic Park to Deodoro; d) as planned, the management of the legacy is being carried out by the Center for Physical Training of the Army of Rio de Janeiro (CCFEx) and by the City of Rio de Janeiro; e) the cost of facilities’ maintenance under the responsibility of CCFEx is being provided by the Federal Government and by partnerships with sports federations; f) the City of Rio de Janeiro is responsible for maintaining the Radical Park; g) this sports infrastructure is used for competitions, team training, social projects and by the local community; and finally, h) it was possible to identify that financial and political issues have limited the promotion of the legacy of sports facilities at the Deodoro Olympic Park.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOlympic Gamesen
dc.subjectJogos olímpicospt_BR
dc.subjectParalympic Gamesen
dc.subjectJogos paraolímpicospt_BR
dc.subjectGestão do esportept_BR
dc.subjectSports infrastructure managementen
dc.subjectMegaeventospt_BR
dc.subjectSports mega eventsen
dc.subjectLegacyen
dc.titleGestão de legados de megaeventos esportivos : um estudo sobre o gerenciamento da infraestrutura esportiva do Parque Olímpico de Deodoro, Rio de Janeiro.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001169269pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021.pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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