Escola postural em um serviço de média complexidade : um estudo sobre percepções e crenças de usuárias com dor lombar crônica sobre o cotidiano, a dor e o tratamento
View/ Open
Date
2013Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
A dor lombar crônica inespecífica atinge grande parte da população, entretanto, não há consenso na literatura sobre o tratamento mais efetivo. A Escola Postural é um programa de caráter educativo que enfatiza a discussão e entendimento das causas biopsicossociais da dor lombar e propõe mudanças de crenças, comportamentos e hábitos que possam causar ou exacerbar o problema, além de orientar exercícios para o alívio e controle da dor. A pesquisa é de caráter qualitativo com delineamento de estudo ...
A dor lombar crônica inespecífica atinge grande parte da população, entretanto, não há consenso na literatura sobre o tratamento mais efetivo. A Escola Postural é um programa de caráter educativo que enfatiza a discussão e entendimento das causas biopsicossociais da dor lombar e propõe mudanças de crenças, comportamentos e hábitos que possam causar ou exacerbar o problema, além de orientar exercícios para o alívio e controle da dor. A pesquisa é de caráter qualitativo com delineamento de estudo de caso do tipo institucional. Foram entrevistadas 12 participantes com idade entre 54 e 79 anos de forma individual (entrevista semi-estruturada) e em grupo (grupo focal), antes, durante e após a finalização do programa. O programa foi desenvolvido em um Centro de Fisioterapia na cidade de Canoas – RS com dois grupos, durante cinco encontros com duração de duas horas, nos quais foram trabalhados, de forma teórica e prática, temas de interesse dos participantes e exercícios de alongamentos, percepção corporal e relaxamento. As participantes relataram que o trabalho em grupo melhorou a percepção e aceitação do estado de saúde. Além disso, referiram mudança de hábitos posturais nas atividades de vida diária, ganho de autonomia, maior controle sobre a dor e melhora da capacidade funcional. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Fisioterapia.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License