Contribuição da pedagogia de Paulo Freire para o diálogo intercultural
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1984Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Qual a contribuição da pedagogia de Paulo Freire para um diálogo intercultural? Para respondermos a esta questão analisamos três experiências de educação libertadora, inspiradas na pedagogia de Paulo Freire, e realizadas em situações muito diferentes: - o projeto de alfabetização e de educação popular da Gumé-Bissau, na África; - o projeto pedagógico do CASI-UO, para os imigrantes italianos de Bruxelas; - uma experiência de conscientização entre os párias da India. Nas 3 experiências analisadas ...
Qual a contribuição da pedagogia de Paulo Freire para um diálogo intercultural? Para respondermos a esta questão analisamos três experiências de educação libertadora, inspiradas na pedagogia de Paulo Freire, e realizadas em situações muito diferentes: - o projeto de alfabetização e de educação popular da Gumé-Bissau, na África; - o projeto pedagógico do CASI-UO, para os imigrantes italianos de Bruxelas; - uma experiência de conscientização entre os párias da India. Nas 3 experiências analisadas, destacamos os elementos antropológicos, culturais e metodológicos mais importantes para a promoção de um diálogo intercultural, e para a elaboração de uma pedagogia solidária de libertação dos oprimidos. ...
Résumé
Quel est I'apport de la pédagogie de Paulo Freire au dialogue interculturel? Pour répondre à cette question, nous avons analysé trois expériences d'éducation libératrice, inspirées de la pédagogie de Paulo Freire et réalisées dans des situations très differéntes: - le projet d'alphabétisation et d'éducation populaire de la Guinée-Bissau, em Afrique; - le projet pédagogique du CASI-UO, pour les immigrés italiens de Bruxelles; - une expérience de conscientisation parmi les parias de l'Inde. Dans ...
Quel est I'apport de la pédagogie de Paulo Freire au dialogue interculturel? Pour répondre à cette question, nous avons analysé trois expériences d'éducation libératrice, inspirées de la pédagogie de Paulo Freire et réalisées dans des situations très differéntes: - le projet d'alphabétisation et d'éducation populaire de la Guinée-Bissau, em Afrique; - le projet pédagogique du CASI-UO, pour les immigrés italiens de Bruxelles; - une expérience de conscientisation parmi les parias de l'Inde. Dans les trois expériences analisées, nous avons dégagé les éléments anthropologiques, culturels et méthologiques les plus importants pour la promotion du dialogue interculturel et pour l'elaboration d'une pédagogie solidaire de libération des opprimés. ...
In
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 9, n. 2 (maio/ago. 1984), p. 39-56
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National
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