A memória : perspectivas de A.R. Luria
Fecha
1982Autor
Resumo
Discute-se a importância da memória como atividade da inteligência. Ressalta-se a necessidade de discernir o uso mecânico da memória e as formas evoluídas que utilizam processos lógicos ou semânticos. A criança possui uma memória de representação que supera, de muito, a do adulto; a memória interiormente mediata, ou seja, aquela que supõe um processo de recodificação da informação para ser incorporada à estrutura cognitiva se apoia em processos de análise e síntese - quer dizer, em complexas at ...
Discute-se a importância da memória como atividade da inteligência. Ressalta-se a necessidade de discernir o uso mecânico da memória e as formas evoluídas que utilizam processos lógicos ou semânticos. A criança possui uma memória de representação que supera, de muito, a do adulto; a memória interiormente mediata, ou seja, aquela que supõe um processo de recodificação da informação para ser incorporada à estrutura cognitiva se apoia em processos de análise e síntese - quer dizer, em complexas atividades intelectuais - caracteriza a memória do adulto. Diversos tipos de memória são analisados. Apresentam-se, também, os estágios de desenvolvimento do processo mnemônico. ...
Abstract
This article discusses the importance of memory as an intelligent activity. It is necessary to distinguish the mechanic use of memory and the superior forms that use logic or semantic processes. The child has a memory of representation that surpasses the adult's; the memory that is internally mediate supposes a recodification of the process of information to be joined to the cognitive structure which is based on analysis and synthesis processes, that is, intellectual complex activities which ch ...
This article discusses the importance of memory as an intelligent activity. It is necessary to distinguish the mechanic use of memory and the superior forms that use logic or semantic processes. The child has a memory of representation that surpasses the adult's; the memory that is internally mediate supposes a recodification of the process of information to be joined to the cognitive structure which is based on analysis and synthesis processes, that is, intellectual complex activities which characterize the adult's memory. Different types of memory are analysed as well as the development stages. ...
En
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 7, n. 2 (maio/ago. 1982), p. 105-113
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (39150)Ciencias Humanas (6693)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License