Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVeiga-Neto, Alfredo José dapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-17T03:28:43Zpt_BR
dc.date.issued1985pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258229pt_BR
dc.description.abstractEste artigo faz urna análise dos resultados das eleições, pela comunidade acadêmica da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS), para a composição das listas sêxtuplas para Diretor e para Vice-Diretor daquela Unidade, em 1984. É discutido o emprego da correção de votos, a partir da qual são obtidos pontos que refletem a ponderação, o tamanho relativo, e a participação de cada segmento no processo eleitoral. Os resultados sugerem que a abstenção dos estudantes foi significativamente maior do que a dos professores e funcionários, o que em decorrência da fórmula empregada para a correção de votos, diminuiu a "força eleitoral" dos alunos; na eleição para Diretor, a incidência de votos nulos e em branco foi significativamente mais alta entre professores e funcionários do que entre alunos. Uma simulação de duas situações hipotéticas quanto à ordenação, nas chapas, dos candidatos a Diretor e Vice-Diretor, indicou que os resultados obtidos situam-se entre a dispersão aleatória dos votos e sua distribuição completamente ordenada.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 10, n. 1 (jan./abr. 1985), p. 107-121pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEleiçãopt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectDemocratizaçãopt_BR
dc.subjectAdministração da educaçãopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.titleAnálise dos dados das eleições pela comunidade, para composição das listas sêxtuplas para diretor e vice-diretor da FACED/UFRGS, em 1984pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000065272pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples