Mostrar el registro sencillo del ítem
De estudante a profissional : a transição de papéis na passagem da universidade ao mercado de trabalho
dc.contributor.advisor | Teixeira, Marco Antonio Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Cláudia Sampaio Corrêa da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-09-16T04:19:29Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/25809 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação objetivou compreender percepções de estudantes universitários sobre a transição entre os papéis de estudante a trabalhador / profissional, investigando a influência dos processos de adaptabilidade de carreira e das experiências acadêmicas, especialmente o estágio, para a transição de identidade. O Estudo 1 consistiu em um levantamento quantitativo, mapeando percepções sobre a formação e avaliando aspectos do desenvolvimento de carreira. Participaram 62 alunos de Engenharia Civil que estavam cursando o último ou penúltimo semestre. O Estudo 2, qualitativo, aprofundou a partir de entrevistas semi-estruturadas o tema investigado. Participaram 6 estudantes selecionados da amostra do Estudo 1. Os principais resultados sugeriram que as experiências de estágio influenciam o desenvolvimento de dimensões da adaptabilidade de carreira, bem como a adaptabilidade influencia o aproveitamento das vivências de estágio. Tais experiências mostraram-se fundamentais no processo de transição do papel de estudante para o papel profissional. Conclui-se com implicações para a prática e a pesquisa. | pt |
dc.description.abstract | This dissertation aimed to understand university student’s perceptions of the transition from the role of student to worker and professional, investigating the influence of career adaptability processes and academic experiences, especially internships, to identity transition. Study 1 used a quantitative and exploratory method in order to identify perceptions about the graduation experiences and assess career development variables. The sample was constituted of 62 Civil Engineering students in the last or penultimate semester. Study 2 used a qualitative design to produce deeper understandings about this theme through semi-structured interviews. Six students selected from Study 1 took part on Study 2. The main results suggested that internship experiences influence career adaptability development, as well as adaptability influences how the students benefit from internship experiences. Those experiences were found to be essential in the process of transition from student to professional role. Conclusions set directions for future research and practice. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | School-to-work transition | en |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Identidade profissional | pt_BR |
dc.subject | Internship | en |
dc.subject | Career adaptability | en |
dc.subject | Mercado de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject | Professional identity | en |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt_BR |
dc.subject | University students | en |
dc.subject | Transição universidade-mercado de trabalho | pt_BR |
dc.title | De estudante a profissional : a transição de papéis na passagem da universidade ao mercado de trabalho | pt_BR |
dc.title.alternative | From student to professional: the role transition on the way from higher education to the labour market | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000751789 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.program | Curso de Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (7540)Psicología (696)