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dc.contributor.advisorTeixeira, Marco Antonio Pereirapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Cláudia Sampaio Corrêa dapt_BR
dc.date.accessioned2010-09-16T04:19:29Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25809pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação objetivou compreender percepções de estudantes universitários sobre a transição entre os papéis de estudante a trabalhador / profissional, investigando a influência dos processos de adaptabilidade de carreira e das experiências acadêmicas, especialmente o estágio, para a transição de identidade. O Estudo 1 consistiu em um levantamento quantitativo, mapeando percepções sobre a formação e avaliando aspectos do desenvolvimento de carreira. Participaram 62 alunos de Engenharia Civil que estavam cursando o último ou penúltimo semestre. O Estudo 2, qualitativo, aprofundou a partir de entrevistas semi-estruturadas o tema investigado. Participaram 6 estudantes selecionados da amostra do Estudo 1. Os principais resultados sugeriram que as experiências de estágio influenciam o desenvolvimento de dimensões da adaptabilidade de carreira, bem como a adaptabilidade influencia o aproveitamento das vivências de estágio. Tais experiências mostraram-se fundamentais no processo de transição do papel de estudante para o papel profissional. Conclui-se com implicações para a prática e a pesquisa.pt
dc.description.abstractThis dissertation aimed to understand university student’s perceptions of the transition from the role of student to worker and professional, investigating the influence of career adaptability processes and academic experiences, especially internships, to identity transition. Study 1 used a quantitative and exploratory method in order to identify perceptions about the graduation experiences and assess career development variables. The sample was constituted of 62 Civil Engineering students in the last or penultimate semester. Study 2 used a qualitative design to produce deeper understandings about this theme through semi-structured interviews. Six students selected from Study 1 took part on Study 2. The main results suggested that internship experiences influence career adaptability development, as well as adaptability influences how the students benefit from internship experiences. Those experiences were found to be essential in the process of transition from student to professional role. Conclusions set directions for future research and practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool-to-work transitionen
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.subjectInternshipen
dc.subjectCareer adaptabilityen
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectProfessional identityen
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectUniversity studentsen
dc.subjectTransição universidade-mercado de trabalhopt_BR
dc.titleDe estudante a profissional : a transição de papéis na passagem da universidade ao mercado de trabalhopt_BR
dc.title.alternativeFrom student to professional: the role transition on the way from higher education to the labour market en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000751789pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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