Quem tem e faz história é gente : produzindo uma narrativa ficcional histórica em formato de áudio-drama com o uso de RPG
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O presente trabalho versa acerca da criação de um áudio-drama produzido com alunos de 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Esteio/RS. Através do uso de Role Playing Game (RPG), suas mecânicas e dinâmicas de jogo, buscou-se criar uma experiência significativa de aprendizagem histórica, através das relações possíveis entre jogos e ensino de História, bem como o uso de técnicas de Storytelling na construção de narrativas ficcionais colaborativas. A experiência resulta em uma ...
O presente trabalho versa acerca da criação de um áudio-drama produzido com alunos de 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Esteio/RS. Através do uso de Role Playing Game (RPG), suas mecânicas e dinâmicas de jogo, buscou-se criar uma experiência significativa de aprendizagem histórica, através das relações possíveis entre jogos e ensino de História, bem como o uso de técnicas de Storytelling na construção de narrativas ficcionais colaborativas. A experiência resulta em uma áudio-drama com seis episódios, disponíveis em diversas plataformas digitais de streaming de áudio, além de reflexões acerca do uso de RPGs como ferramenta e linguagem de aprendizagem em História e seus benefícios. ...
Abstract
This dissertation deals with the creation of an áudio-drama produced with students of the 9th year of Elementary School of the Municipal Teaching Network of Esteio/RS. Through the use of Role Playing Game (RPG), its mechanics and game dynamics, looked for the creation of a meaningful historical learning experience, through the possible relationships between games and History teaching, as well as the use of Storytelling techniques in the construction of collaborative fictional narratives. The ex ...
This dissertation deals with the creation of an áudio-drama produced with students of the 9th year of Elementary School of the Municipal Teaching Network of Esteio/RS. Through the use of Role Playing Game (RPG), its mechanics and game dynamics, looked for the creation of a meaningful historical learning experience, through the possible relationships between games and History teaching, as well as the use of Storytelling techniques in the construction of collaborative fictional narratives. The experience results in an áudio-drama with six episodes, available on several digital áudio streaming platforms, in addition to reflections on the use of RPGs as a tool and language for learning History and its benefits. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Ensino de História (59)
Este item está licenciado na Creative Commons License