Ensino de português como língua de acolhimento : parâmetros e perspectivas a partir da análise de materiais didáticos
dc.contributor.advisor | Bulla, Gabriela da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Pedroso, Renata Citadin | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-13T03:27:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/258029 | pt_BR |
dc.description.abstract | O aumento dos fluxos migratórios de crise no país fez surgir demandas por políticas públicas relacionadas à inserção social de migrantes, em sua maioria falantes de outras línguas. Nesse contexto, cursos e materiais didáticos de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) foram produzidos como políticas linguísticas educacionais horizontais (BIZON; CAMARGO, 2018), de modo a contribuir para o acesso a direitos e a circulação em práticas sociais realizadas em português (GROSSO, 2010; AMADO, 2013; LOPEZ, 2018; RUANO, 2019). Também se observou o aumento de pesquisas sobre PLAc, com discussões acerca de perspectivas teórico-metodológicas e práticas didático-pedagógicas imbricadas nesse contexto, envolvendo questões como a perspectiva crítica (LOPEZ, 2016, SÃO BERNARDO, 2016, PEREIRA, 2017, ANUNCIAÇÃO, 2017), o plurilinguismo (VAILATTI, 2020, CURSINO, 2020), a perspectiva multinível (SOARES, 2019, ANUNCIAÇÃO et al., 2021) e o ensino em trânsito (CURSINO et al., 2016, RUANO et al., 2016). O objetivo deste trabalho é analisar se e como essas quatro questões se atualizam em materiais didáticos de PLAc. Constituída como uma pesquisa qualitativa documental de cunho interpretativista, são analisadas as três primeiras unidades destes seis livros didáticos: 1) Entre Nós: Português com refugiados; 2) Língua Portuguesa para Haitianos; 3) Passarela: PLAc para fins acadêmicos; 4) Pode Entrar: Português do Brasil para refugiadas e refugiados; 5) Portas Abertas: Português para Imigrantes; 6) Vamos Juntos(as)! Curso de PLAc - Trabalhando e Estudando. A análise evidenciou recorrências como a presença de textos de exposição a informações voltadas a direitos e serviços públicos, e uma incipiente utilização das línguas pertencentes ao repertório linguístico dos alunos. Foi possível identificar também a escassez de propostas de produção mais vinculadas às necessidades comunicativas dos alunos e de abordagem crítica que leve o aluno a fazer uso de sua agentividade no novo lugar. | pt_BR |
dc.description.abstract | El aumento de los flujos migratorios de crisis en el país ha dado lugar a demandas de políticas públicas relacionadas con la inserción social de los migrantes, la mayoría de los cuales hablan otros idiomas. En este contexto, se produjeron cursos y materiales didácticos de Portugués como Lengua de Acogida (PLAc) como políticas lingüísticas educativas horizontales (BIZON; CAMARGO, 2018), con el fin de contribuir al acceso a los derechos y a la circulación en las prácticas sociales realizadas en portugués ( BIZON; CAMARGO, 2018), GROSSO, 2010, AMADO, 2013, LOPEZ, 2018, RUANO, 2019). También hubo un aumento de la investigación sobre PLAc, con discusiones sobre perspectivas teórico-metodológicas y prácticas didáctico-pedagógicas imbricadas en este contexto, involucrando cuestiones como la perspectiva crítica (LOPEZ, 2016, SÃO BERNARDO, 2016, PEREIRA, 2017, ANUNCIAÇÃO, 2017 ), el plurilingüismo (VAILATTI, 2020, CURSINO, 2020), la perspectiva multinivel (SOARES, 2019, ANUNCIAÇÃO et al., 2021) y la enseñanza en tránsito (CURSINO et al., 2016, RUANO et al., 2016). El objetivo de este trabajo es analizar si y cómo se actualizan estos cuatro temas en los materiales didácticos del PLAc. Constituida como una investigación documental cualitativa de carácter interpretativo, se analizan las tres primeras unidades de seis libros de didácticos: 1) Entre Nós: Português com refugiados; 2) Língua Portuguesa para Haitianos; 3) Passarela: PLAc para fins acadêmicos; 4) Pode Entrar: português brasileiro para refugiados e refugiadas; 5) Portas Abertas: Português para Imigrantes; 6) Vamos Juntos(as)! Curso de PLAc - Trabalhando e Estudando. El análisis demostró recurrencias como la presencia de textos de exposición a informaciones relacionadas con derechos y servicios públicos, y un uso incipiente de lenguas pertenecientes al repertorio lingüístico de los estudiantes. También fue posible identificar la escasez de propuestas de producción más vinculadas a las necesidades comunicativas de los estudiantes y de un enfoque crítico que lleve al estudiante a hacer uso de su agencia en el nuevo lugar. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Portugués como lengua de acogida | es |
dc.subject | Migração | pt_BR |
dc.subject | Migración de crisis | es |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Material didáctico | es |
dc.title | Ensino de português como língua de acolhimento : parâmetros e perspectivas a partir da análise de materiais didáticos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001168388 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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