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Da possibilidade de língua à língua : contribuições enunciativas para o ensino de latim
dc.contributor.advisor | Silva, Carmem Luci da Costa | pt_BR |
dc.contributor.author | Costa, Lucas Neves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-12T03:28:19Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/258007 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca apresentar princípios teórico-metodológicos que fundamentem a criação de atividades para uma prática enunciativa de ensino de latim.A fim de cumprir esse propósito, esta pesquisa foi dividida em quatro capítulos. No primeiro capítulo, é apresentado um panorama histórico acerca do ensino de latim no Brasil. Partindo dos jesuítas até a contemporaneidade, evidencia-se o processo de desgaste e o apagamento pelos quais o ensino desse idioma passou em nosso país. Com isso, a partir da ideia benvenistiana de que é pelo estudo das línguas que se chega aos mecanismos gerais da linguagem humana (BENVENISTE, 1966/1995), é definida a corrente teórica que orienta o trabalho. É à fundamentação dessa perspectiva teórica que se dedica o segundo capítulo desta pesquisa. A partir de textos fundamentais de Émile Benveniste, são apresentados conceitos centrais oriundos da reflexão realizada por esse teórico a partir de sua noção de linguagem, que contêm a propriedade simbólica. O simbólico da linguagem é o que potencializa as línguas para significarem. Na sequência, seguindo um itinerário proposto por Flores (2013), são apresentadas as relações de pessoa e não pessoa, os domínios semiótico e semântico, a enunciação e seu aparelho formal, sempre relacionando essas ideias com o objetivo principal de pesquisa. No terceiro capítulo, por meio da reflexão desencadeada por estudiosos da teoria enunciativa de Émile Benveniste, exploram-se outras práticas à luz dessa perspectiva de linguagem: texto escrito, leitura e tradução. A partir disso, defende-se que o latim existe graças à materialidade dos textos escritos e se mantém vivo porque é re-enunciado na leitura e na tradução desses escritos. No quarto capítulo, é estabelecido um lugar para o ensino de latim com base na perspectiva enunciativa de Benveniste. Por fim, são apresentadas propostas de atividades didáticas que abordam a língua latina a partir desse ponto de vista teórico. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work seeks to present theoretical-methodological principles that support the creation of activities for an enunciative practice of teaching Latin. In order to accomplish this purpose, this research was divided into four chapters. In Chapter 1, a historical overview of the teaching of Latin in Brazil is presented. Starting with the Jesuits and reaching contemporary times, it evidences the process of erosion and erasure that the teaching of this lang;uage went through in our country. Thus, based on Benveniste's idea that it is through the study of languages that one arrives at the general mechanisms of human language (BENVENISTE, 1966/1995), the theoretical framework that guides the work is defined. Chapter 2 of this research is devoted to the foundation of this theory. Based on Émile Benveniste's fundamental texts, concepts derived from his reflections are presented. First of all, the notion of language and its symbolic aspect is addressed; then, following an itinerary proposed by Flores (2013), the person and non-person relationships, the semiotic and semantic domains, enunciation and its formal apparatus are presented, always relating these ideas to the main research objective. In Chapter 3, through reflection triggered by scholars of Émile Benveniste's enunciative theory, other practices are explored in the light of this language perspective. From this, it is argued that Latin exists thanks to the materiality of written texts and remains alive because it is re-enunciated in the reading and translation of these writings. In Chapter 4, the teaching of Latin is approached within the conceptions of Benveniste's enunciative theory. Finally, proposals for teaching activities that approach the Latin language from this theoretical point of view are presented. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Benveniste, Emile, 1902-1976 | pt_BR |
dc.subject | Enunciation | en |
dc.subject | Ensino de línguas | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Latim | pt_BR |
dc.subject | Latin | en |
dc.subject | Portuguese | en |
dc.title | Da possibilidade de língua à língua : contribuições enunciativas para o ensino de latim | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001168410 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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