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dc.contributor.advisorFirmino, Larissa Corrêapt_BR
dc.contributor.authorAraujo, Francisco Ferreira dept_BR
dc.date.accessioned2023-05-12T03:27:59Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258003pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho versa sobre a percepção dos/as professores/as do núcleo de Geografia do PEAC no retorno ao modelo de ensino presencial após o período remoto de distanciamento da pandemia da Covid-19. Buscou-se compreender de que maneira e se aconteceu a potencialização do caráter de Educação Popular no núcleo de Geografia neste contexto. Foi realizado um mapeamento de TCCs produzidos na UFRGS sobre o PEAC e um levantamento teórico que dialogou entre os conceitos de Educação Popular e cursos populares preparatórios para o ingresso no Ensino Superior. Foram elaboradas e aplicadas entrevistas com quatro professores do núcleo que participaram da transição entre o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e o Ensino Presencial. Foi escolhida metodologicamente a realização de entrevistas semiestruturadas, pois permitem ao pesquisador obter de maneira aperfeiçoada as opiniões, percepções e experiências dos entrevistados. Após análise das entrevistas, destaca-se a importância da retomada das reuniões presenciais para o planejamento, troca de experiências e decisão dos rumos a serem seguidos coletivamente.pt_BR
dc.description.abstractThis work deals with the perception of the teachers of the PEAC Geography core in the return to the On-Site teaching model after the remote period of distancing from the Covid-19 pandemic. We sought to understand in what way and if the potentialization of the character of Popular Education in the core of Geography took place in this context. A mapping of TCCs produced at UFRGS on the PEAC and a theoretical survey that dialogued between the concepts of Popular Education and popular preparatory courses for entering Higher Education were carried out. Interviews were prepared and applied with four core teachers who participated in the transition between Emergency Remote Teaching (ERT) and On-site Teaching. Methodologically, semi-structured interviews were chosen, as they allow the researcher to better obtain the opinions, observations and experiences of the treaties. After analyzing the interviews, the importance of resuming face-to-face meetings for planning, exchanging experiences and deciding on rumors to be followed collectively is highlighted.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectGeography teachingen
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectPEACen
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subjectPopular educationen
dc.subjectEmergency remote teachingen
dc.subjectPopular coursesen
dc.titleO Caráter de educação popular no núcleo de Geografia do PEAC vivenciado na retomada das aulas presenciaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001168263pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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