Musealização do processo e da experiência: desafios colocados por Vaga em campo de rejeito, de Maria Helena Bernardes
Fecha
2023Autor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Resumo
Este trabalho discute os desafios da musealização – aquisição, pesquisa, conservação, documentação, preservação, comunicação – de práticas artísticas voltadas ao processo e à experiência por parte de museus de arte. Para isso é analisado o trabalho Vaga em campo de rejeito da artista gaúcha Maria Helena Bernardes, o qual passou por um processo de musealização por parte do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS). Assim, entende-se que a musealização coletiva – realizada a partir ...
Este trabalho discute os desafios da musealização – aquisição, pesquisa, conservação, documentação, preservação, comunicação – de práticas artísticas voltadas ao processo e à experiência por parte de museus de arte. Para isso é analisado o trabalho Vaga em campo de rejeito da artista gaúcha Maria Helena Bernardes, o qual passou por um processo de musealização por parte do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS). Assim, entende-se que a musealização coletiva – realizada a partir do diálogo ativo entre artista e equipe institucional – é um caminho possível. ...
Abstract
The present paper discusses the challenges of musealization – acquisition, research, conservation, documentatio, preservation, communication – of artistic practices oriented to processes and experiences from the perspective of art museums. For this purpose, the work of “Vaga em campo de rejeito” from artist Maria Helena Bernardes, and the musealization process performed on it by the Museum of Contemporary Art of Rio Grande do Sul (MACRS), is analyzed. Therefore, it is understood that collective ...
The present paper discusses the challenges of musealization – acquisition, research, conservation, documentatio, preservation, communication – of artistic practices oriented to processes and experiences from the perspective of art museums. For this purpose, the work of “Vaga em campo de rejeito” from artist Maria Helena Bernardes, and the musealization process performed on it by the Museum of Contemporary Art of Rio Grande do Sul (MACRS), is analyzed. Therefore, it is understood that collective musealization – performed from the active dialogue between the artist and the institutional team – is a possible path. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio.
Colecciones
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Ciencias Sociales Aplicadas (6100)
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