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dc.contributor.advisorRamos, Marilia Pattapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Gabrielle Medeiros Figueira dospt_BR
dc.date.accessioned2023-05-12T03:27:30Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257996pt_BR
dc.description.abstractAs políticas públicas trabalham, entre outras áreas, na alocação de recursos de maneira eficaz, eficiente e efetiva. A evasão universitária surge como um problema público a ser pesquisado, uma vez que, caracterizada como um gasto público e social, atinge universidades públicas. Esse trabalho teve como objetivo principal identificar quais os fatores são citados pelos alunos evadidos do curso de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O ponto de partida dessa pesquisa é o banco de dados em evasão elaborado pelo Núcleo Acadêmico Administrativo de Graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da universidade – não só a taxa de evasão chamou a atenção da coordenadoria do curso, mas seu turno noturno e origem via Programa REUNI se tornam destaque, uma vez que são duas características atreladas a políticas de acesso e permanência na educação superior. A fim de identificar o perfil dos alunos evadidos, foi associado à análise do banco de dados em evasão, com informações da universidade, a aplicação de questionário. Esse segundo foi enviado via internet e unia questões fechadas e mistas de maneira a completar deficiências do banco e, também, obter informações acerca das motivações de desligamento. A análise desses dados se baseou na literatura de college attrition e evasão universitária e a metodologia focava no levantamento de causas e motivações – o recorte, alunos evadidos do curso de Políticas Públicas, levou em conta apenas desligamentos voluntários ocorridos entre 2010 e 2019. Os resultados apontam a maioria dos evadidos como do sexo masculino, moradores de Porto Alegre, jovens, brancos, sem diplomações prévias, recém-formados no ensino médio e com ingresso por meio de vestibular ampla concorrência. Entre as motivações, a demanda pelo curso, a oferta de disciplinas e o currículo aparecem com mais frequência – além disso, a maioria dos respondentes da pesquisa também aparecem como severamente impactados pela conciliação do estudo com o trabalho. Sugere-se, à continuidade da pesquisa, a construção de estudos com inferência causal, para identificar o impacto de cada uma dessas causas levantadas e das características próprias do perfil dos estudantes na evasão.pt_BR
dc.description.abstractPublic policies work, among other areas, in the allocation of resources in an efficient and effective way. Dropping out of higher education emerges as a public concern to be researched since it is considered as a public and social expense, and it affects public universities. The main objective of this work was to identify which factors are mentioned by the students that dropped out of the Public Policies course in the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The starting point of this research is the database provided by the Undergraduate Administrative Academic Center of the university’s Philosophy and Human Sciences Institute – not only did the drop-out rates draw the attention of the course coordination, but its nighttime and REUNI’s origins became highlights, since those are two characteristics linked to policies of access and permanence in higher education. To identify the profile of dropout students, the application of a questionnaire was associated with the analysis of the dropout database, with information from the university. This second was sent via the internet and combined closed and mixed questions to complete the bank's deficiencies and to obtain information about the reasons for dismissal. The analysis of these data was based on the literature on college attrition and university evasion, and the methodology focused on the survey of causes and motivations – the methodology considered only students who dropped out of the Public Policy course by voluntary dismissals that occurred between 2010 and 2019. The results indicate that most dropouts are male, residents of Porto Alegre, young, white, without previous diplomas, recent high school graduates and with entry through the vestibular exam, without racial or financial quotas. Among the motivations, the demand for the course, the offer of subjects and the curriculum appear more frequently – in addition, most survey respondents also appear to be severely impacted by reconciling study and work. It is suggested, for the continuation of the research, the construction of studies with causal inference, to identify the impact of each of these raised causes and the characteristics of the students' profile in dropout.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEvasão escolar : Ensino superiorpt_BR
dc.subjectDropouten
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPublic policiesen
dc.titleEvasão universitária: perfil e motivações de alunos evadidos do Bacharelado em Políticas Públicas da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001168181pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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