Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorRosa, Henrique da Silvapt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Idiari da Silvapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Wallace Vinicius da Veiga ept_BR
dc.contributor.authorRoso, Caetano Castropt_BR
dc.contributor.authorPastorio, Dioni Paulopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-10T03:27:23Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2250-6101pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257882pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho relata uma pesquisa bibliográfica, visando identificar, analisar e categorizar os problemas abertos utilizados na literatura em que são citados ou abordados, apresentando suas principais características. Com isso, pretendemos identificar se esses problemas podem realmente serem denominados como abertos, a partir do referencial teórico utilizado. Neste trabalho usamos o referencial Teórico de Contextualização no ensino de ciência/física proposto por Pires (Pires 2021) na construção da matriz de análise utilizada para identificar cada característica que constituem e definem o que entendemos por um problema aberto. A partir das análises da bibliografia e de todos os problemas selecionados, identificamos um pequeno número de trabalhos que tratam sobre problemas abertos e os que tratam apresentam pouca contextualização com a realidade dos estudantes. Temos como desdobramentos desse trabalho a reformulação dos problemas e a confecção de um roteiro, para que possam ser utilizados em uma atividade didática.pt_BR
dc.description.abstractThis paper reports a bibliographic research, aiming to identify, analyze and categorize the ill-structured problems used in the literature in which they are cited or addressed, presenting their main characteristics With this, we intend to identify whether these problems can really be called as open, from the theoretical framework used. In this work we used the theoretical framework of Contextualization in science/physics teaching proposed by Pires (Pires 2021) in the construction of the analysis matrix used to identify each characteristic that constitutes and defines what we mean by an open problem. From the analysis of the bibliography and all the selected problems, we identified a small number of works that deal with open problems and those that do have little contextualization with the reality of the students. The outcomes of this work are the reformulation of the problems and the creation of a script, so that they can be used in a didactic activity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de ensenãnza de la física. Córdoba, Argentina. Vol. 33, nesp (2021), p. 211-217pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching physicsen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectOpen problemsen
dc.subjectProblemaspt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectProblem solvingen
dc.titleProblemas abertos no ensino de física : uma análise em revistas da áreapt_BR
dc.title.alternativeOpen problems in physics teaching : an analysis in journals in the fielden
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001162973pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem