Uma proposta didática a partir da integração das simulações computacionais com os laboratórios experimentais
dc.contributor.author | Machado, Naamã Lobosco Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.author | Neves, Gabriel Justo das | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Pedro Francis | pt_BR |
dc.contributor.author | Pastorio, Dioni Paulo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-10T03:27:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2250-6101 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/257868 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho consiste em uma proposta didática dirigida ao ensino de Física, que integra simulações computacionais e atividades experimentais com intuito de promover a aprendizagem significativa do estudante, utilizando metodologias ativas. O trabalho se fundamenta na visão epistemológica racionalista da Ciência e na perspectiva cognitivista de aprendizagem com a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação. A proposta é uma sequência didática de três aulas, iniciando pelo levantamento e discussão de concepções prévias, seguido da realização de experimentos físicos em laboratório e a utilização de uma simulação computacional. A avaliação do aprendizado se dá através da aplicação de questionários submetidos a uma matriz de análise, sob os critérios de aprendizagem significativa e visão epistemológica. Através da sequência, esperamos fomentar a aprendizagem de conceitos integrada a uma visão crítica das relações entre teoria e prática. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work consists of a didactic proposal aimed at teaching Physics, which integrates computational simulations and experimental activities in order to promote meaningful student learning, using active methodologies. The work is based on the rationalist epistemological view of Science and on the cognitive perspective of learning with the use of Information and Communication Technologies. The proposal is a didactic sequence of three lessons, starting with the survey and discussion of previous conceptions, followed by the performance of physical experiments in the laboratory and the use of a computer simulation. The learning evaluation takes place through the application of questionnaires submitted to an analysis matrix, under the criteria of meaningful learning and epistemological vision. Through the sequence, we hope to foster the learning of concepts integrated with a critical view of the relationship between theory and practice. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista de ensenãnza de la física. Córdoba, Argentina. Vol. 33, nesp (2021), p. 549-556 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Physics education | en |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Experimental laboratory | en |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Simulação computacional | pt_BR |
dc.subject | Computer simulation | en |
dc.subject | Laboratorios de fisica | pt_BR |
dc.title | Uma proposta didática a partir da integração das simulações computacionais com os laboratórios experimentais | pt_BR |
dc.title.alternative | A didactic proposal based on the integration of computer simulations with experimental laboratories | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001162959 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40361)Exact and Earth Sciences (6164)