Show simple item record

dc.contributor.authorMachado, Naamã Lobosco Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorNeves, Gabriel Justo daspt_BR
dc.contributor.authorPereira, Pedro Francispt_BR
dc.contributor.authorPastorio, Dioni Paulopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-10T03:27:09Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2250-6101pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257868pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste em uma proposta didática dirigida ao ensino de Física, que integra simulações computacionais e atividades experimentais com intuito de promover a aprendizagem significativa do estudante, utilizando metodologias ativas. O trabalho se fundamenta na visão epistemológica racionalista da Ciência e na perspectiva cognitivista de aprendizagem com a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação. A proposta é uma sequência didática de três aulas, iniciando pelo levantamento e discussão de concepções prévias, seguido da realização de experimentos físicos em laboratório e a utilização de uma simulação computacional. A avaliação do aprendizado se dá através da aplicação de questionários submetidos a uma matriz de análise, sob os critérios de aprendizagem significativa e visão epistemológica. Através da sequência, esperamos fomentar a aprendizagem de conceitos integrada a uma visão crítica das relações entre teoria e prática.pt_BR
dc.description.abstractThis work consists of a didactic proposal aimed at teaching Physics, which integrates computational simulations and experimental activities in order to promote meaningful student learning, using active methodologies. The work is based on the rationalist epistemological view of Science and on the cognitive perspective of learning with the use of Information and Communication Technologies. The proposal is a didactic sequence of three lessons, starting with the survey and discussion of previous conceptions, followed by the performance of physical experiments in the laboratory and the use of a computer simulation. The learning evaluation takes place through the application of questionnaires submitted to an analysis matrix, under the criteria of meaningful learning and epistemological vision. Through the sequence, we hope to foster the learning of concepts integrated with a critical view of the relationship between theory and practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de ensenãnza de la física. Córdoba, Argentina. Vol. 33, nesp (2021), p. 549-556pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysics educationen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectExperimental laboratoryen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectSimulação computacionalpt_BR
dc.subjectComputer simulationen
dc.subjectLaboratorios de fisicapt_BR
dc.titleUma proposta didática a partir da integração das simulações computacionais com os laboratórios experimentaispt_BR
dc.title.alternativeA didactic proposal based on the integration of computer simulations with experimental laboratories en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001162959pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record