Show simple item record

dc.contributor.authorCorazza, Sandra Marapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-10T03:26:53Zpt_BR
dc.date.issued1995pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257849pt_BR
dc.description.abstractA partir da perspectiva foucaultiana e dos Estudos Culturais, este trabalho realiza uma aplicação específica das relações entre currículo, cultura, conhecimento escolar, identidade e poder, pela análise do dispositivo avaliativo de Pareceres Descritivos produzidos em uma escola de 1º Grau, descrevendo suas funções estratégicas para a política cultural da infância-escolar e dos saberes escolares. Indica algumas conclusões que permitam suspender tal dispositivo de política cultural escolar, a fim de exercitar um questionamento permanente dos sistemas de pensamento e das formas problemáticas da experiência social em que nos encontramos.pt_BR
dc.description.abstractBased on the foucaultian perspective and cultural studies, this paper specifically applies relations between curriculum, culture, school knowledge, identity and power, by analysis of the evaluation mechanism of descriptive expert opinions produced at an elementary school, describing their strategic functions in the cultural policy of school-childhood and school knowledge. It presents several conclusions which allow one to suspend this school cultural policy mechanism so as to permanently question the thought systems and problem forms of social experience in which we find ourselves.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 20, n. 2 (jul./dez. 1995), p. 47-59pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.titleCurrículo e política cultural da avaliaçãopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000037105pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record