Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCostella, Roselane Zordanpt_BR
dc.contributor.authorVieira, Lucas Fernando Boeckmannpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-05T03:22:28Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257765pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar uma proposta de atividade em sala de aula que buscou fortalecer as relações entre professor e alunos, num contexto de indisciplina escolar. A pesquisa apresenta fatos relevantes da jornada acadêmica e da experiência de vida deste professor até chegar à sala de aula, explorando eventos importantes durante esta caminhada e relacionando-os com o despertar para a profissão docente. Realiza uma busca teórica sobre o valor das relações para a aprendizagem e sobre a indisciplina escolar, trazendo uma compreensão para o fenômeno e algumas sugestões de como enfrentar esse desafio, além de conceber um estudo sobre a concepção da formação de professores e suas complexidades. Através de diálogos com cartas, aborda a possibilidade de ensinar a partir da geração de vínculos, fortalecendo as relações entre professor e alunos, necessárias para a aprendizagem. Traz a análise da atividade realizada nas aulas de Geografia, estudando os seus respectivos resultados, que contribuíram para a melhoria do rendimento da turma. Faz, ainda, uma inter-relação desta proposta de trabalho com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to analyze a proposed activity in the classroom that sought to strengthen the relationship between teacher and students, in a context of school indiscipline. The research presents relevant facts of this teacher's academic journey and life experience until he reached the classroom, exploring important events during this journey and relating them to the awakening to the teaching profession. It carries out a theoretical search on the value of relationships for learning and on school indiscipline, bringing an understanding to the phenomenon and some suggestions on how to face this challenge, in addition to conceiving a study on the conception of teacher training and its complexities. Through dialogues with letters, it addresses the possibility of teaching from the generation of bonds, strengthening the relationships between teacher and students, necessary for learning. It brings the analysis of the activity carried out in the Geography classes, studying their respective results, which contributed to the improvement of the class performance. It also makes an interrelation of this work proposal with the general competences of the National Common Curricular Base (NCCB).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectSchool indisciplineen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectDialogue and listeningen
dc.subjectRelationships and learningen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.titleA Aprendizagem através das relações : uma experiência docente em um ambiente de indisciplina escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001168025pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples