Show simple item record

dc.contributor.advisorPires, Claudia Luisa Zeferinopt_BR
dc.contributor.authorSiqueira, Edna Paula Teixeirapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-05T03:21:24Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257751pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso em Geografia - Licenciatura pretende analisar como a pandemia da Covid-19 influenciou as aulas de geografia na Escola Municipal de Ensino Fundamental Capitão Gentil Machado de Godoy, localizada no bairro Tijuca, na cidade de Alvorada, Rio Grande do Sul. Como professora da instituição, as formações pedagógicas sobre as tecnologias educacionais que ministrei também fazem parte desse debate, pois o conhecimento e as dúvidas mais presentes apresentadas pelos professores ilustram um cenário sobre como a tecnologia entra na escola. A metodologia adotada pretende destacar as experiências dos docentes, como um diálogo. Assim sendo, para além das minhas próprias experiências, apliquei um questionário com perguntas abertas com três docentes de geografia da escola. Como base teórica, utilizo intelectuais como Milton Santos e Djamila Ribeiro, pois apostam no cotidiano e no lugar de fala como uma leitura presente nas pesquisas científicas. As dificuldades e as estratégias que a escola e docentes encontraram durante a pandemia compõem este trabalho de pesquisa. Assim sendo, fotos, relatos, atividades desse período emergencial integram a investigação. O trabalho mostrou como o ensino remoto foi difícil tanto para os alunos quanto para os professores, como a falta de preparo e inclusão das tecnologias nas escolas fez diferença quando foi necessário que todos ficassem em casa. A pesquisa mostrou a angústia, medo e empenho dos colegas professores de geografia em manter os alunos em dia com as atividades e que, na verdade, era um anseio compartilhado por todo corpo docente.pt_BR
dc.description.abstractThis final paper in Geography - Licenciatura intends to analyze how the Covid-19 pandemic influenced the geography classes at Escola Municipal de Ensino Fundamental Capitão Gentil Machado de Godoy. As a teacher at the institution, the pedagogical training on educational technologies that I taught is also part of this debate because the knowledge and the most present doubts presented by the teachers illustrate a scenario about how technology enters the school. The methodology adopted intends to highlight the teachers' experiences as a dialogue. In addition to my own experiences, I applied a questionnaire with open questions with three geography teachers from the school. As a theoretical base, I use intellectuals such as Milton Santos and Djamila Ribeiro, because they believe in everyday life and the standpoint theory as a present reading in scientific research. The difficulties and strategies the school and teachers encountered during the pandemic make up this research work. Therefore, this emergency period's photos, reports, and activities integrate the investigation. The result showed how difficult remote teaching was for students and teachers and how the lack of preparation and inclusion of technologies in schools made a difference when everyone needed to stay home. The research showed the anguish, fear, and commitment of fellow geography teachers to keep their students up to date with activities and that it was a yearning shared by the entire teaching staff.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectGeographyen
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectRemote teachingen
dc.subjectEducational technologiesen
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleO Uso das tecnologias educacionais durante a pandemia da Covid-19 : diálogos entre docentes de geografiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPereira, Camila Santospt_BR
dc.identifier.nrb001168144pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record