A questão do movimento em Piaget : em busca da superação da concepção dualista em educação fisica
Visualizar/abrir
Data
1995Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
Este trabalho tem como propósito compreender e aprofundar melhor as relações entre o plano das ações motoras e o plano das representações mentais tendo em vista a busca da superação da concepção dualista em Educação Física. Procura expressar inicialmente a trajetória pessoal e profissional que motivou as discussões aqui evidenciadas. A seguir, no MOVIMENTO PRESENTE, situa o enfoque metodológico e paradigmático que norteou a presente investigação. As questões propriamente ditas passam a ser anal ...
Este trabalho tem como propósito compreender e aprofundar melhor as relações entre o plano das ações motoras e o plano das representações mentais tendo em vista a busca da superação da concepção dualista em Educação Física. Procura expressar inicialmente a trajetória pessoal e profissional que motivou as discussões aqui evidenciadas. A seguir, no MOVIMENTO PRESENTE, situa o enfoque metodológico e paradigmático que norteou a presente investigação. As questões propriamente ditas passam a ser analisadas no item PARA DENTRO E PARA ALÉM DO MOVIMENTO, que pretende uma revisão das bases anatômicas e fisiológicas dos assuntos que embasam o movimento humano, buscando ligações com as idéias dos neurocientistas chilenos MATURANA e VARELA por entender que há profundas aproximações com as idéias de PIAGET e, por conseguinte, com a proposta deste estudo. As discussões específicas que procuram desvelar as relações acima mencionadas apóia-se teoricamente na epistemologia genética de PIAGET e são desenvolvidas a partir da análise do período sensório-motor entendido neste trabalho como a própria gênese da motricidade humana. Concluindo, este estudo remete para o que se caracterizou como movimento emergente, considerando que as vinculações apontadas encaminham outras questões, como a perspectiva de buscar a psicogênese da motricidade humana, na hipótese de que se possa compreender a linguagem corporal como um sistema de signos e de que se possa encontrar analogias entre a lógica do desenvolvimento cognitivo proposta por PIAGET e a lógica que perpassa a organização das práticas corporais sistematizadas. ...
Abstract
This study is aimed at understanding and deepening the relations between the motor actions plane and the plane of the mental representations, having in mind the search for a new and not dualistic conception for Physical Education. It attempts, initially, to express the personal and professional path which has motivated its question. Next, in PRESENT MOVEMENT, it provides the methodological and paradigmatic approach which has guided this investigation. The questions themselves are analyzed under ...
This study is aimed at understanding and deepening the relations between the motor actions plane and the plane of the mental representations, having in mind the search for a new and not dualistic conception for Physical Education. It attempts, initially, to express the personal and professional path which has motivated its question. Next, in PRESENT MOVEMENT, it provides the methodological and paradigmatic approach which has guided this investigation. The questions themselves are analyzed under the part entitled INSIDE AND BEYOND THE MOVEMENT where it intends to review the anatomic and physiological basis of the questions which are foundations for the human movement, trying to set up relations with the ideas of the Chilean neuroscientists MATURANA and VARELA for it is understood there are deep similarities to PIAGET's ideas and, consequently, to the objective of this study. The specific questions which attempt to show the relations mentioned above are theoretically supported by PIAGET's Genetic Epistemology and are developed from the analysis of the motor-sensorium period, regarded by this study as the genesis of the human movement. Finally, this study takes us to the emerging movement, once the relations pointed out create other questions, like the perspective of searching for the psychogenesis of the human movement if we can understand the body language as a sign system and if we can find relations between the cognitive development logic introduced by PIAGET and the logic that passes by the organization of systematized body practices. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7362)Educação (2475)
Este item está licenciado na Creative Commons License