Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVeit, Laetus Máriopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Rogel Esteves dept_BR
dc.date.accessioned2023-05-04T04:06:43Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257728pt_BR
dc.description.abstract"O discurso pedagógico da modernidade entre a metafisica e a crítica da razão: a formação para a virtude e liberdade reconstruída pela Teoria da Ação Comunicativa" é uma pesquisa teórica, dentro da filosofia da educação, que trata do discurso pedagógico moderno, sua crise e sua reconstrução. O discurso pedagógico moderno é formado por três temas básicos que dão sentido à educação, os dois primeiros de inspiração grega - o tema da formação ou cultura, o da virtude e o da autonomia do sujeito. Este discurso entra em crise por dois motivos. Primeiramente, por estar vinculado a uma forma metafísica de pensar que é superada após Hegel. Em segundo lugar, porque a própria Modernidade (cultural) entra em crise com as críticas radicais à razão. Diante disto, procura-se uma alternativa que impeça pura e simplesmente o abandono de um discurso que tem dado sentido à prática pedagógica ainda hoje. A Teoria da Ação Comunicativa de Habermas, com sua noção de razão comunicativa e sua avaliação da Modernidade, servem de arcabouço para uma reconstrução do discurso pedagógico moderno, porque se alia a um pensamento pós-metafísico sem renunciar à Modernidade e à razão. Nesta reconstrução, os três temas daquele discurso são reformulados sem serem descaracterizados, mostrando que não eram irremediavelmente dependentes da Metafísica. Com isto, este trabalho pretende estar contribuindo para uma elucidação dos objetivos maiores da prática pedagógica.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDiscurso pedagógicopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectTeoria da ação comunicativapt_BR
dc.subjectMetafísicapt_BR
dc.subjectRacionalidadept_BR
dc.subjectRazão comunicativapt_BR
dc.subjectHabermas, Jürgen, 1929-pt_BR
dc.titleO discurso pedagógico da modernidade entre a metafísica e a crítica da razão : a formação para a virtude e liberdade reconstruída pela teoria da ação comunicativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000341373pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2002pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples