O discurso pedagógico da modernidade entre a metafísica e a crítica da razão : a formação para a virtude e liberdade reconstruída pela teoria da ação comunicativa
dc.contributor.advisor | Veit, Laetus Mário | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Rogel Esteves de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-04T04:06:43Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/257728 | pt_BR |
dc.description.abstract | "O discurso pedagógico da modernidade entre a metafisica e a crítica da razão: a formação para a virtude e liberdade reconstruída pela Teoria da Ação Comunicativa" é uma pesquisa teórica, dentro da filosofia da educação, que trata do discurso pedagógico moderno, sua crise e sua reconstrução. O discurso pedagógico moderno é formado por três temas básicos que dão sentido à educação, os dois primeiros de inspiração grega - o tema da formação ou cultura, o da virtude e o da autonomia do sujeito. Este discurso entra em crise por dois motivos. Primeiramente, por estar vinculado a uma forma metafísica de pensar que é superada após Hegel. Em segundo lugar, porque a própria Modernidade (cultural) entra em crise com as críticas radicais à razão. Diante disto, procura-se uma alternativa que impeça pura e simplesmente o abandono de um discurso que tem dado sentido à prática pedagógica ainda hoje. A Teoria da Ação Comunicativa de Habermas, com sua noção de razão comunicativa e sua avaliação da Modernidade, servem de arcabouço para uma reconstrução do discurso pedagógico moderno, porque se alia a um pensamento pós-metafísico sem renunciar à Modernidade e à razão. Nesta reconstrução, os três temas daquele discurso são reformulados sem serem descaracterizados, mostrando que não eram irremediavelmente dependentes da Metafísica. Com isto, este trabalho pretende estar contribuindo para uma elucidação dos objetivos maiores da prática pedagógica. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Discurso pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Liberdade | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Teoria da ação comunicativa | pt_BR |
dc.subject | Metafísica | pt_BR |
dc.subject | Racionalidade | pt_BR |
dc.subject | Razão comunicativa | pt_BR |
dc.subject | Habermas, Jürgen, 1929- | pt_BR |
dc.title | O discurso pedagógico da modernidade entre a metafísica e a crítica da razão : a formação para a virtude e liberdade reconstruída pela teoria da ação comunicativa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000341373 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2002 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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