Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Tomaz Tadeu dapt_BR
dc.contributor.authorHecktheuer, Luiz Felipe Alcantarapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-04T04:00:50Zpt_BR
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257708pt_BR
dc.description.abstractNesta Dissertação trato da análise do discurso da disciplina de Educação Física, naquilo que este tem de produtivo. Para isso, faço uma análise de textos que enunciam o que deve ser a Educação Física e como deve ser ensinada. O material de análise foi constituído, basicamente, por manuais, textos metodológicos e textos analítico-prescritivos. A operação analítica foi construída a partir da perspectiva pós-estruturalista, com ênfase na produção do filósofo Michel Foucault. O discurso, nesta perspectiva, é tomado como uma prática produtiva e, neste sentido, descrevi e analisei o funcionamento do discurso da Educação Física. Para a análise, servi-me de técnicas e estratégias de poder-saber e, principalmente, dos desenvolvimentos foucaultianos sobre discurso, poder e disciplina; os quais, permitiram que eu perguntasse: como funciona o discurso da Educação Física para produzir corpos disciplinados? A Dissertação está organizada em três seções. A primeira trata da problematização do objeto, a partir da perspectiva do discurso como prática produtiva. Na segunda seção, faço a análise do exercício como técnica central e apresento de forma analítica cinco estratégias discursivas retiradas do discurso da Educação Física. Na terceira e última seção, trabalho sobre o processo de produção de corpos. A perspectiva de análise que adotei permitiu que, a partir do discurso da Educação Física, fosse desenhado um "mosaico" sobre os corpos, em torno dos quais, se dá uma batalha discursiva permanente. A produtividade desta batalha é a produção de corpos disciplinados.pt_BR
dc.description.abstractIn this Dissertation l dual with the discourse analysis of the Physical Education subject, in which it has productive. So, l make an analysis of texts that state what Physical Education must be and how must be taught. The material of analysis was constituted, basically, of manuals, metodological texts and analitic-prescritive texts. The analitic operation was constituted from the pos-estruturalist view, with emphasis in the production of the philosofher Michel Foucault. The discourse, in this perspective, is taken as a productive practice and, in this sense, l described and analysed the Physical Education discourse functioning. To make the analysis, l used power-knowledge techniques and strategies and, mainly, foucultian's developments about discourse, power and discipline; wich, allowed me to ask: how does the Physical Education discourse work to produce disciplined bodies? The Dissertation is organized in three sections. The first deals with the problematization of the object, from the discourse perspective as a productive practice. In the second section, l make an anlysis of the exercise as central technique and l present in an analitic form five discursive strategies taken from the Physical Education discourse. In the third section, l deal with the production process of bodies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação física e treinamentopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectPós-estruturalismopt_BR
dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984pt_BR
dc.titleO discurso da educação física : uma prática que produz corpospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCorazza, Sandra Marapt_BR
dc.identifier.nrb000302922pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1999pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples