Processo criativo e ensino da arte : mudanças e permanências
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Data
2002Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação parte do eixo criatividade, centra-se no processo criativo e divide-se em três etapas. A primeira descreve uma experiência docente realizada na década de 90, relativa à criatividade gráfico/plástica de alunas de um curso para formação de professores do Ensino Fundamental, cuja abordagem apoiou-se nos estudos de J. P. Guilford e nos fatores por ele nomeados como Pensamento Divergente, quais sejam: fluência, flexibilidade e originalidade. Constitui-se na narrativa de uma trajetór ...
Esta dissertação parte do eixo criatividade, centra-se no processo criativo e divide-se em três etapas. A primeira descreve uma experiência docente realizada na década de 90, relativa à criatividade gráfico/plástica de alunas de um curso para formação de professores do Ensino Fundamental, cuja abordagem apoiou-se nos estudos de J. P. Guilford e nos fatores por ele nomeados como Pensamento Divergente, quais sejam: fluência, flexibilidade e originalidade. Constitui-se na narrativa de uma trajetória pedagógica. A segunda etapa, traça uma revisão da literatura sobre o tema e verifica o direcionamento dado ao processo criativo nas abordagens de ensino da arte explicitadas pelos teóricos do final do século, especialmente os estudos do espanhol Fernando Hernández. A terceira etapa retoma os dois primeiros momentos e verifica mudanças e permanências suscitadas pela pesquisa. É uma investigação de natureza qualitativa, abordagem descritiva com análise documental de caráter interpretativo. Os resultados da pesquisa apontam para a pertinência de estudos sobre a criatividade, tendo em vista os equívocos e lacunas existentes e convidam à construção de um outro olhar sobre o tema, que leve em conta a pedagogia crítica e a perspectiva sócio-cultural, na tentativa de construir conhecimento através de fazeres artísticos emancipatórios, distanciados de atitudes de improvisação e de culto ao personalismo. A concepção contemporânea de educação exige uma outra concepção de criatividade, vista como um valor social. ...
Abstract
This essay leave from the creativity axle, it's centered in the creative process and it's divided in three stages. The first one describes one teaching experience carry through the 90's, related to the graphic/plastic creativity of a group of students attending an elementary education teaching-training course, which approach is based in J. P. Gullford's studies and in the factors named by him as Divergent Mind, that are fluency, flexibility and originality. This stage represents one pedagogical ...
This essay leave from the creativity axle, it's centered in the creative process and it's divided in three stages. The first one describes one teaching experience carry through the 90's, related to the graphic/plastic creativity of a group of students attending an elementary education teaching-training course, which approach is based in J. P. Gullford's studies and in the factors named by him as Divergent Mind, that are fluency, flexibility and originality. This stage represents one pedagogical narrative. The second stage outlines a literature review about the theme and checks the course given to the creative process in Art teaching approaches expressed by the end of century theoretician, specially the studies of the Spanish Fernando Hernández. The third stage take again the two first moments and check changes and stability risen by the research. This is a research of qualitative nature, in a descriptive approach with a documental analysis of interpretative character. The results from the research point towards the pertinence of studies about the creativity, having in mind existing gaps and mistakes and invite to the construction of another regard about the theme, that takes indo consideration the criticism pedagogy and the socio-cultural perspective in the effort to build knowledge through released artistic "actions", far from personalism cult and off-handed attitudes. The contemporary conception of education demands another conception of creativity, seen as a social value. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7289)Educação (2434)
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