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dc.contributor.advisorFeldens, Maria das Graças Furtadopt_BR
dc.contributor.authorMagdalena, Beatriz Corsopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-04T04:00:14Zpt_BR
dc.date.issued1980pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257705pt_BR
dc.description.abstractEsta investigação teve como propósito fundamental determinar os componentes de inferência intermediária e de baixa inferência do construto clareza do professor. A amostra investigada constituiu-se de 707 alunos da 3ª Série do II Grau, aleatoriamente selecionada em três escolas, da Rede Estadual de Ensino de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O instrumento composto de 96 itens que expressavam comportamentos de clareza do professor foi organizado em quatro versões específicas. Para a análise de dados utilizaram-se procedimentos estatísticos descritivos e inferenciais, incluindo análise fatorial, análise discriminante e análise de variância. Os resultados desta investigação permitem indicar 6 favores componentes do construto clareza do professor: I - Explicação/Apoio ao aluno, II - Fluência Verbal/Organização, III - Consolidação/Orientação da tarefa, IV - Exemplificação/Repetição/Relevância, V - Avaliação/Ritmo Apropriado e VI – Variação. Os resultados da análise discriminante mostram que os comportamentos de clareza do professor podem ser distribuídos em, pelo menos, duas dimensões intermediárias. A primeira envolve comportamentos de exemplificação e a segunda, comportamentos de explicação dos conceitos e direções de trabalho, tornando-os fáceis de serem entendidos e de respostas às perguntas dos alunos de forma apropriada. A análise de variância demonstrou haver diferenças estatisticamente significantes entre as médias dos grupos, considerando-se as variáveis: escola (fatores IV, V e VI), sexo do aluno (fator I), sexo do professor (fator III), idade estimada do professor (fatores III, IV e V) e conceito do aluno na disciplina lecionada pelo professor-alvo (fatores I e IV).pt_BR
dc.description.abstractThe main purpose of this research was to determine the intermediate and low inference components of the teacher's clarity construct. The sample was composed by 707 students of the third year of Brazilian high schools, selected from three different public schools belonging to the Porto Alegre district, in the State of Rio Grande do Sul. The instrument has 96 items, which express clarity in the teacher's behavior, and was organized in four specific versions. Descriptive and inferential statistical procedures, including factor and discriminant analyses, as well as analysis of variance were used for data treatment. The results of this research allow indicated of six factors components of the teacher's clarity construct: l - Explanation/Student Support; II - Verbal Fluency/Organizatlon ; III - Consolidation/Task Orientation; IV - Exemplification/Repetition/Relevance; V - Evaluation/Proper Timing; and VI – Variation. The discriminant analysis results showed that the teacher’s clarity behavior can be distributed in, at least, two intermediate dimmensions. The first one includes exemplification behavior and the second, concept explanation behavior and work directions, making them easy to be understood and answer to student’s questions in na appropriate manner. The analysis of variance showed statistically significant differences between group means, when the following variables were considered: school (factors IV, V, VI), student’s sex (factor I), teacher’s sex (factor III), teacher’s estimated age (III, IV and V factors), and student’s grade in the particular discipline taught by the target-teacher (factors I and IV).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titlePercepção de alunos sobre clareza do professor : um estudo na 3ª série do II graupt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000081106pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1980pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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