Show simple item record

dc.contributor.advisorMarques, Juracy Cunegattopt_BR
dc.contributor.authorLouro, Guacira Lopespt_BR
dc.date.accessioned2023-05-04T03:59:55Zpt_BR
dc.date.issued1976pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257700pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa o ambiente de sala de aula dentro do contexto psico-social, destacando professor e alunos como individualidades com valores próprios. Baseia-se na idéia de que Valores se constituem numa variável significativa no processo ensino-aprendizagem e qualquer assunto e de modo muito especial em Estudos Sociais, uma vez que esta área apresenta entre seus objetivos o desenvolvimento de valores, sendo farta a bibliografia que sugere metodologia de ensino própria para o alcance deste objetivo. O estudo desenvolve-se em cinco classes de 1º grau (6ª, 7ª e 8ª séries) de uma escola particular, analisando cada grupo de alunos (denominado Unidade de Investigação) em relação a um de seus professores de Estudos Sociais. Apoia-se nas hipóteses de que alunos com maior rendimento na aprendizagem concordam em maior número de valores com o professor e o apreciam mais do que os alunos de menor rendimento; e ainda que os professores com maior concordância em valores com seus colegas de equipe são os mais apreciados por estes colegas. Utiliza como instrumentos uma Escala de Valores, dois questionários de interesses (para o professor e para os alunos), e uma Escala de Avaliação do Professor. Resultados significativos confirmaram as hipóteses que se referiam aos alunos, em duas das cinco Unidades de Investigação. Não foi encontrada correlação entre professores com maior concordância em valores com seus colegas e professores mais apreciados por estes colegas.pt_BR
dc.description.abstractThe psychosocial context of the classroom setting was analysed studying teacher and pupil as individuals with their own values. Concern appeared to demand that values are a significant variable in the learning process, specially in the Social Studies contents. Among the objectives of Social Studies, there is the development of values which has a strong support in the literature as far as the teaching methodologies to reach this objective. To determine whether best achieving pupil values agree with those which teachers identified for themselves, pupils and teachers in a junior high school were asked to respond to a Scale of Values, two Interest Questionnaires, and to a Teacher Evaluation Scale. The values of the best achieving students agree with those of the teachers in two of the five classes being investigated. Also these same students show best appreciation of the teacher than the pupils of less achievement. It was found no correlation between similarity of values among themselves.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsicologia da educaçãopt_BR
dc.subjectValorespt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectEstudos sociaispt_BR
dc.titleConcordância entre valores de uma equipe de estudos sociais e seus grupos de alunospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000157752pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1976pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record