Resultados de pacientes com esclerose múltipla em acompanhamento ambulatorial avaliados pela Nursing Outcomes Classification-NOC
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Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Introdução: A esclerose múltipla (EM) é uma doença autoimune que atinge o sistema nervoso central, causando lesões desmielinizantes acarretando a perda de funções neurológicas e musculares. A progressão da doença gera limitações físicas como o comprometimento da marcha, disfagia, diplopia e outros. Além da terapia medicamentosa, é necessário o acompanhamento multidisciplinar destes pacientes, onde uma das principais ferramentas é a educação em saúde, cabendo à enfermagem avaliar as necessidades ...
Introdução: A esclerose múltipla (EM) é uma doença autoimune que atinge o sistema nervoso central, causando lesões desmielinizantes acarretando a perda de funções neurológicas e musculares. A progressão da doença gera limitações físicas como o comprometimento da marcha, disfagia, diplopia e outros. Além da terapia medicamentosa, é necessário o acompanhamento multidisciplinar destes pacientes, onde uma das principais ferramentas é a educação em saúde, cabendo à enfermagem avaliar as necessidades de cada caso, bem como a resposta ao tratamento. A Nursing Outcomes Classification (NOC) dispõe de um resultado de enfermagem (RE) para avaliação de conhecimento dos pacientes sobre a EM e do controle da doença oportunizando que estes indicadores sejam quantificados através da escala likert de 5 pontos, onde 1 é o pior resultado e 5 o mais desejável. Objetivo: Selecionar os indicadores da NOC do RE: “Conhecimento: Controle da esclerose múltipla” para avaliar os pacientes com EM, assim como construir definições conceituais e operacionais para os indicadores e aplicar os indicadores selecionados na avaliação de pacientes com EM durante as consultas de enfermagem ambulatoriais. Método: Trata-se de uma pesquisa de resultados, desenvolvida em duas etapas. Na primeira teve a participação de nove enfermeiros especialistas contatados por meio eletrônico para selecionar os indicadores RE da NOC essenciais à avaliação do paciente portador de EM. Foram considerados os indicadores que obtiveram 100% de concordância entre os especialistas, após foram criadas as definições operacionais e conceituais dos indicadores selecionados, para que na segunda etapa do estudo fossem aplicados nos pacientes em consulta de enfermagem (CE). O estudo faz parte de um projeto maior aprovado no Comitê de Ética da instituição (no 55401916000005327). Resultados: Dentre os 34 indicadores do RE “Conhecimento: Controle da Esclerose Múltipla” enviados aos especilistas, nove foram selecionados: “Progressão normal da doença”, “Benefícios do descanso adequado”, “Relação entre fadiga e estresse”, “Estratégias para controlar a fadiga”, ”Estratégias para controlar os sintomas”, “Eventos adversos dos medicamentos”, “Estratégias para redução dos efeitos colaterais do tratamento”, “Estratégias para lidar contra as limitações” e “Efeitos adversos à saúde decorrentes da temperatura extrema na doença”. Esses indicadores compuseram um instrumento que foi aplicado a quatro pacientes em CE ambulatorial. A maioria dos pacientes (75%) era do sexo masculino, com média de 55,25 anos (+/-9,5 anos), e todos autodeclarados brancos. Dos nove indicadores aplicados e avaliados, os que apresentaram melhora na escala Likert atingindo a magnitude de conhecimento substancial ou conhecimento vasto foram “Benefícios do descanso adequado” e “Efeitos adversos à saúde decorrentes da temperatura extrema na doença”. Os indicadores “Progressão normal da doença”, “Estratégias para controlar a fadiga” e “Estratégias para lidar contra as limitações” em 75% da amostra mantiveram um escore satisfatório entre conhecimento substancial ou vasto desde a primeira CE. Conclusão: A seleção dos indicadores da NOC permitiu construir um instrumento qualificado para a avaliação do conhecimento dos pacientes com EM, o que facilitou a identificação das lacunas de conhecimento dos mesmos e a necessidade de reforço nas condutas educativas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Coleções
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TCC Enfermagem (1140)
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