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dc.contributor.advisorCeccim, Ricardo Burgpt_BR
dc.contributor.authorMiglioransa, Suelen Bealpt_BR
dc.date.accessioned2023-04-27T03:34:01Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257588pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação propõe abordar saberes, fazeres e afetos que tenham se corporificado na passagem de estudantes e supervisores pela formação em uma clínica-escola e identificar aprendizagens significativas que possam subsidiar ações de gestão, cuidado e formação de propostas de integração ensino-serviço. Uma pesquisa-tapeçaria em que se entrelaçaram fios da presença participante, de diários de campo e de respostas a um questionário on-line. O cenário foi a Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures), da Universidade do Vale do Taquari (Univates), uma clínica-escola forjada sob a perspectiva entredisciplinar, devendo articular uma oportunidade de estágio para estudantes de diferentes cursos da área da saúde e do curso de pedagogia. A proposta nasceu do desafio de implantar as clínicas-escola exigidas pelas diretrizes curriculares nacionais de alguns cursos ao mesmo tempo que atender às demandas de rede locorregional do SUS, desenvolver a formação multiprofissional e interdisciplinar em saúde, apreender os conceitos e práticas do apoio matricial, da humanização, da atenção integral, da intersetorialidade e do trabalho em redes regionalizadas de saúde. Num ethos cartográfico, foram consideradas as fiações da participação sensível seja pela presença participante seja pelo recolhimento das anotações em diário de campo e ainda as respostas a um questionário com egressos (supervisores e estagiários) em busca das aprendizagens significativas. O resultado é um texto-tapeçaria resultante dessa tecedura, um entrelaçar do descrever, investigar e compreender os efeitos deixados em estagiários e supervisores egressos da experiência de estágio curricular. Chegou-se ao conceito de vidas-aprendentes e ao uso do conceito de clínica como clinamem, não um inclinar-se ao outro (kliné), mas um ser-com na geração de projetos terapêuticos singulares e de uma formação para a intervenção envolvida com competências éticas para o cuidado. O texto-tapeçaria traz a perspectiva entredisciplinar na formação e trabalho em saúde, a afirmação da vida na construção de projetos terapêuticos e de aprendizagem e a defesa de cenários sensíveis à experienciaAção, envolvendo estudantes, supervisores, orientadores, usuários e agentes da gestão em rede dos sistemas de saúde.pt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation deals with the knowledge, practices and affects embodied by students and supervisors in a university clinic-school and identify meaningful learning that can serve to actions of service-learning on management, care and health education. A tapestry-research was proposed in which threads of participant presence, field diaries and responses to an online dialogue were intertwined. The scenario was the Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures), from the University of Vale do Taquari (Univates), a clinic-school forged under an in-between-disciplinarity perspective, developing to articulate an internship opportunity for students from different courses in the area of health and of the pedagogy course. The proposal was born from the challenge of implementing the teaching clinics required by the national curriculum guidelines of some courses, while meeting the demands of the SUS locoregional network, developing multidisciplinary and interdisciplinary training in health, apprehending the concepts and practices of matrix support, humanization, comprehensive care, intersectoriality and work in regionalized health networks. In a cartographic ethos, the wiring of sensitive participation was considered, either by the participant presence or by the collection of notes in a field diary and also the responses to an instruction with graduates (supervisors and interns) in search of learning thinking. The result is a tapestry-text resulting from this weaving, an interweaving of describing, investigating and understanding the effects left on interns and supervisors who graduated from the curricular internship experience. This led to the concept of learning-lives and the use of the concept of clinic as a clinamen, not leaning towards the other (kliné), but a being-with in the generation of unique therapeutic projects and training for intervention with skills ethics for care. The tapestry-text brings an in-between-disciplinarity. perspective in training and work in health, the affirmation of life in the construction of therapeutic and learning projects and the defense of scenarios involved in the action experience, involving students, supervisors, advisors, users and network management agents of health systems.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMeaningful Learningen
dc.subjectClinic-schoolen
dc.subjectIn-between-disciplinarityen
dc.subjectLearning-livesen
dc.titleAfetos de uma clínica-escola : entredisciplinaridade e vidas-aprendentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001167082pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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