Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZiede, Mariangela Kraemer Lenzpt_BR
dc.contributor.authorSouza, Daniela Rodrigues dept_BR
dc.date.accessioned2023-04-27T03:33:40Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257581pt_BR
dc.description.abstractEste estudo trata das contribuições da literatura infantil para o desenvolvimento dos alunos de uma turma de pré 2. Trouxe como objetivos analisar a influência do aspecto lúdico dos livros nas práticas pedagógicas da educação infantil, investigar a importância da literatura infantil através das diferentes linguagens das crianças e verificar como as práticas pedagógicas na educação infantil contribuem para a formação de futuros leitores. A pesquisa, de abordagem qualitativa, envolveu um estudo de caso realizado em uma escola pública de ensino fundamental, localizada em Charqueadas. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com professores e alunos da educação infantil, bem como intervenções e observações feitas com os alunos da turma pré 2 da escola mencionada. Estes dados foram analisados a partir do referencial teórico, considerando três categorias: O trabalho da escola direcionado à literatura, o critério de escolha do livro, a metodologia para trabalhar literatura em aula e quais as contribuições que a literatura infantil pode trazer para o desenvolvimento do aluno. Ao término do trabalho, foi possível concluir que a literatura infantil contribui de forma significativa para o desenvolvimento destes alunos. Através de práticas pedagógicas envolvendo temas trazidos nos livros trabalhados, da exploração dos aspectos lúdicos na dinâmica de diferentes leituras e análise das múltiplas linguagens das crianças neste processo, verificou-se as inúmeras vantagens que a literatura no cotidiano das escolas infantis pode oferecer, dentre as quais pode-se destacar que através dela, diferentes caminhos são construídos, mas que fazem sentido para cada um, onde os educandos se tornarão futuros leitores, livres, autônomos e quem sabe, escritores.pt_BR
dc.description.abstractThis study deals with the contributions of children's literature to the development of students in a pre-2 class. Its objectives are to analyze the influence of the playful aspect of books in the pedagogical practices of children's education, to investigate the importance of children's literature through the different languages of children and to verify how the pedagogical practices in early childhood education contribute to the formation of future readers. The research, with a qualitative approach, involved a case study carried out in a public elementary school, located in Charqueadas. Data collection took place through semi-structured interviews with teachers and students of early childhood education, as well as interventions and observations made with students from the pre-2 class of the aforementioned school. These data were analyzed from the theoretical framework, considering three categories: The school's work directed to literature, the criterion for choosing the book, the methodology for working on literature in class and what contributions children's literature can bring to the development of the student. At the end of the work, it was possible to conclude that children's literature contributes significantly to the development of these students. Through pedagogical practices involving themes brought up in the books, the exploration of the playful aspects in the dynamics of different readings and analysis of the multiple languages of children in this process, it was verified the countless advantages that literature in the daily life of children's schools can offer, among which it can be highlighted that through it, different paths are built, but that make sense for each one, where the students will become future readers, free, autonomous and who knows, writers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChildren's literatureen
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectTraining of readersen
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.titlePela escola afora eu vou contando históriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAguiar, Tiane Fernanda dept_BR
dc.identifier.nrb001166513pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples