Avaliação da divulgação da produção científica da pós-graduação brasileira : um olhar para as áreas de Ensino, Educaçâo e Ciências Biológicas I, II e III
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
O presente trabalho constitui-se de um conjunto de artigos que trazem subsídios para discussão e formulação de políticas públicas de avaliação da produção científica brasileira. Inicialmente, abordamos a avaliação da produção científica com um olhar mais específico para o Brasil, descrevendo o processo de produção do conhecimento científico e tecnológico e compreendendo as variáveis que influenciam tanto a qualidade e a visibilidade quanto as citações que estes trabalhos conquistam. Em seguida, ...
O presente trabalho constitui-se de um conjunto de artigos que trazem subsídios para discussão e formulação de políticas públicas de avaliação da produção científica brasileira. Inicialmente, abordamos a avaliação da produção científica com um olhar mais específico para o Brasil, descrevendo o processo de produção do conhecimento científico e tecnológico e compreendendo as variáveis que influenciam tanto a qualidade e a visibilidade quanto as citações que estes trabalhos conquistam. Em seguida, exploramos a divulgação científica de cinco áreas do conhecimento classificadas pela Capes como Educação, Ensino e Ciências Biológicas I, II e III, indexadas na Web of Science (WoS), reconhecendo seus padrões de publicação e os indicadores cientométricos disponíveis para avaliação de artigos. Por fim, analisamos o perfil da divulgação da produção científica das áreas de Educação, Ensino e Ciências Biológicas I, II e III, em outras tipologias que não o artigo científico. Os dados utilizados foram as produções cadastradas na Plataforma Sucupira, da Capes, para os anos de 2013 a 2016, disponíveis nos Dados Abertos da Capes. O objetivo é compreender a representatividade de outras tipologias de divulgação da produção científica na produção total das áreas. Concluímos que, apesar das ferramentas e mecanismos disponíveis para a avaliação da produção científica, o Brasil deve dar continuidade às discussões entre as áreas do conhecimento para construir uma política capaz de atender às necessidades e especificidades das diferentes áreas do conhecimento, permitindo que haja valorização e visibilidade adequadas da pesquisa brasileira. ...
Abstract
This thesis consists of a set of articles intended to serve as input for the discussion and formulation of public policies for the Brazilian scientific production evaluation. Initially, we address the scientific production evaluation with a more specific focus on Brazil, describing the production process of scientific and technological knowledge and understanding the variables that influence the quality, visibility, and citation of these works. Next, we explore the scientific dissemination of f ...
This thesis consists of a set of articles intended to serve as input for the discussion and formulation of public policies for the Brazilian scientific production evaluation. Initially, we address the scientific production evaluation with a more specific focus on Brazil, describing the production process of scientific and technological knowledge and understanding the variables that influence the quality, visibility, and citation of these works. Next, we explore the scientific dissemination of five knowledge areas, classified by Capes, Education, Teaching, Biological Sciences I, II, and III, indexed in the Web of Science (WoS), recognizing their publication patterns and the scientometric indicators available for article evaluation. Finally, we analyze the profile of scientific production of Education, Teaching, Biological Sciences I, II, and III, areas in other typologies than scientific articles. The data used were the productions registered in the Sucupira Platform of Capes from 2013 to 2016, available in the Capes Open Data. The objective was to understand the representativeness of other types of scientific production dissemination in the total production of the areas. We conclude that despite the tools and mechanisms available for scientific production evaluation, Brazil must continue discussions between areas of knowledge to build a policy that can encompass the needs and specificities of different knowledge areas, thus allowing a more adequate appreciation and visibility of Brazilian research. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Coleções
-
Multidisciplinar (2563)
Este item está licenciado na Creative Commons License